ANÁLISE DOS PRONTUÁRIOS DOS PACIENTES ATENDIDOS NA POLICLÍNICA ODONTOLÓGICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS EM ARAGUAÍNA

Lauana Dias GOMES, William Renato Gomes da SILVA, Gusthavo de Andrade PEREIRA, Myrella Léssio CASTRO

Resumo


Introdução: O prontuário odontológico é um documento composto pela anamnese e exames clínicos, gerando uma série de dados importantes sobre o paciente. A partir disto, temos condições para executar um bom diagnóstico, planejamento e execução do tratamento. Objetivo: Por se tratar de um documento preenchido de forma minuciosa, o objetivo desse trabalho foi averiguar o correto preenchimento destes, assim como avaliar outros dados relevantes como correto armazenamento de exames complementares conforme exigidos legalmente. Métodos: Este trabalho se deu pela análise de dados presentes em setecentos e oitenta prontuários dos pacientes atendidos na policlínica da Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT dos últimos 4 anos. Resultados: Um total de 780 fichas analisadas onde 55% delas foram preenchidas incorretamente com predominância da falta de dados indispensáveis como sinais vitais e assinaturas dos documentos fugindo assim dos parâmetros legais de preenchimentos destes documentos. Cerca de 86% das radiografias apresentavam algum tipo de erro, como a falta ou falha na identificação do paciente, da data e do dente radiografado. Conclusão: Todo tratamento odontológico deve ser registrado nos prontuários de forma que relate quaisquer procedimentos realizados como amparo legal em casos de processos judiciais, entretanto, houve grande falha no preenchimento total e correto dos prontuários por nossos discentes, o que dificulta o atendimento dos pacientes diminuindo a segurança clínica.

Texto completo:

PDF

Referências


Kignel S. Estomatologia bases de diagnostico para o clinico geral. Santos: São Paulo; 2007.

Crivello Junior O. Fundamentos da odontologia. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro; 2005.

Carvalho GP. Prontuário odontológico incompleto ou ausente: o que pode acontecer? Saúde. 2002; 16(1): 55-9.

Maciel ML, Xavier YM, Leite PH, Alves PM. A documentação odontológica e a sua importância nas relações de consumo: um estudo em Campina Grande – PB. Pesq Bras Odontopediatr Clin Integr. 2003; 3(2): 53-8.

Silva AL, Saintrain MVL. Interferência do perfil epidemiológico do idoso na atenção odontológica. Rev. Bras. Epidemiol. 2006; 9: 242-50.

Souza MOF. et al.Incidencia de Alteracoes sistemicas e uso de medicamentos em pacientes atendidos em clínica odontológica.Conscientia e Saúde. 2007; 6(2): 305-11.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281