ANÁLISE DO GRAU DE CONHECIMENTO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS E ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA DA MACRORREGIÃO DE ARAGUAÍNA-TO A RESPEITO DA TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA, CONDIÇÕES SISTÊMICAS E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NA ODONTOPEDIATRIA

Malena Sinclair RODRIGUEZ, Myrella Lessio CASTRO

Resumo


Introdução: A imprópria prescrição medicamentosa dentro da odontopediatria é ocasionada pelo escasso conhecimento dos cirurgiões-dentistas (CDs) sobre a terapia e farmacologia. Por tais razões, a falta de consciência dos CDs acerca da administração, posologia e indicações medicamentosas restringe-se os pediátricos da efetividade de fármacos. Objetivo: Foi avaliado o grau de conhecimento dos acadêmicos de odontologia e cirurgiões-dentistas da macrorregião de Araguaína–TO sobre a prescrição medicamentosa, as doenças sistêmicas e interações farmacológicas que podem influenciar o tratamento odontológico dos pacientes odontopediátricos. Materiais e métodos: Foi enviado um questionário online através da plataforma Google Forms via E-mail e pelo aplicativo Whatsapp aos alunos e cirurgiões dentistas, os quais responderam 18 perguntas envolvendo pacientes pediátricos. Resultados: Se obteve 31 respostas, sendo 67,7% CDs e 32,3% acadêmicos; resultados indicaram uma controvérsia dos participantes quanto à prescrição medicamentosa de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Discussão: Este é o primeiro estudo específico da macrorregião de Araguaína-To, o qual mostrou que ainda é um tabu para os CDs e acadêmicos de odontologia prescrever medicamentos a crianças conforme o tratamento realizado. CDs devem estar aptos para uma boa prescrição a seus pacientes, sendo primordial no atendimento. Conclusão: Mediante este estudo se conheceu o perfil dos estudantes e profissionais de odontologia de Araguaína e macrorregião do norte do TO, no qual se obteve um impasse quanto à prescrição de analgésicos, antibióticos e inflamatórios, fato que pode ter acontecido pela falta de atualização e estudos sobre o assunto.

Texto completo:

PDF

Referências


Valença AG, Medeiros AL, Sousa SA. Terapêutica medicamentosa adotada por cirurgiões-dentistas para pacientes pediátricos na atenção básica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2009;13(1) :53-65.

Assis IID, Leandrapulido. Indicação de profilaxia antibiótica na odontopediatria. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Velho: Centro Universitário São Lucas; 2018.

Carmo ED, Amadel SU, Pereira AC, Silveira VA, Rosa LEB, Rocha RF. Prescrição medicamentosa em odontopediatria. Rev Odontol. Unesp.2009; 38(4):256.

Andrade ED, Ramacciato JC, Motta RHL. In- Interações farmacológicas adversas. In: Andrade ED, organizador. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3º Ed. São Paulo: Artes Médicas; 2014. p. 137-146.

Rodríguez LA. Nivel de conocimiento sobre prescripción de medicamentos antiinflamatórios em odontopediatria. [Tesis de Conclusión de Curso]. LimaPeru:Universidad Inca Garcilaso De La Vega; 2018.

Moura IS. Avaliação do conhecimento dos cirurgiões-dentistas do município de Natal-RN sobre o uso dos antimicrobianos em crianças. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014.

Da Luz LL. Anestesia local em Odontopediatria. [Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281