PROTOCOLO DE TRIAGEM MANCHESTER: A RELEVÂNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO NOS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Zaine Barbosa de Castro SOARES, Mario de Souza Lima e SILVA, Noandra Pedrosa de SOUZA, Ana Ydelplynya Guimarães AMARO, Ângelo Cassio Bezerra NASCIMENTO, Fernanda Luz Alves NEVES

Resumo


A pesquisa destaca a relevância e confiabilidade do Protocolo de Triagem de Manchester no auxílio aos atendimentos de urgência e emergência. Objetivo: Evidenciar o papel do enfermeiro na utilização do Protocolo de Triagem Manchester, bem como caracterizar o Protocolo de Triagem de Manchester e elencar as vantagens e desvantagens da implementação nos serviços de pronto-atendimento. Método: A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS; BDENF; MEDLINE e SciELO. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura caracterizada como descritiva, quantitativa. Discussão: O protocolo de classificação de risco é uma ferramenta eficiente e de fácil aplicação, além de possibilitar o acompanhamento e auditoria relativos ao mesmo. Nesse processo, o Enfermeiro se apresenta como profissional qualificado para atuar como classificador do protocolo, e sua principal responsabilidade é a de se tornar proativo na avaliação rápida e eficiente dos casos de urgência e emergência, desde que salvaguardados os direitos do usuário. Conclusão: Percebemos que o Protocolo de Triagem de Manchester oportuniza a qualificação na prática profissional do enfermeiro, uma vez que a utilização do protocolo é o respaldo legal e científico no qual o enfermeiro tem sua ação alicerçada para a tomada de decisão clínica.

Texto completo:

PDF

Referências


Grupo Brasileiro de Classificação de Risco. O Sistema Manchester de Classificação de Risco. Belo Horizonte; 2010.

Zirley de M, Lima L, Lourdes CT, Ulhôa, M. Análise das auditorias do Protocolo Manchester de Classificação de Risco. Enfermagem Brasil, 3(12), p. 152-159.

Souza KOJ, Pegoraro RF. Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica. Aletheia. 2009; (29), 73-87.

Marconi MA; Lakatos EM. Metodologia cientifica. 5 ed. SP: Atlas, 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência. Brasília; 2009.

Brasil. Ministério da Saúde (BR), Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS). Política nacional de humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília (DF); 2004.

Soares ACL, Brasileiro M, de Souza DG. Acolhimento com classificação de risco: atuação do enfermeiro na urgência e emergência. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem. 2018; 8(22), 22-33.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281