O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

André de Oliveira MOURA BRASIL, Joseanne Aparecida Maramaldo LEVI, Benjamim Cardoso da SILVA NETO, Andrelina de Oliveira MOURA BRASIL, Cleonice de Oliveira RAMOS, Olívia de Alcântara Rodrigues e SILVA

Resumo


Nas últimas décadas vem acontecendo inclusão de pessoas com deficiência nas salas de aulas comuns da rede regular de ensino como direito fundamental garantido por vários documentos oficiais nacionais e internacionais. A inserção de alunos deficientes visuais no ensino regular de forma inclusiva, ainda possui inúmeras barreiras nas salas regulares de ensino. Desta forma o presente artigo aborda sobre a Educação Inclusiva que não deve ser vista apenas como uma simples entrada do aluno no ensino regular, mas trabalhar as dificuldades e desigualdades na particularidade de todos ali inseridos. O objetivo geral desse trabalho foi investigar como se dar o processo de ensino da Matemática para alunos com deficiência visual. Essa pesquisa é uma revisão bibliográfica feita a partir de leitura de artigos, documentos oficiais e livros. Tem uma abordagem qualitativa e descritiva. Como resultados constatamos que a maioria dos professores não tem formação direcionada para a inclusão durante sua formação inicial e continuada para o domínio do Sistema Braile, domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino como forma de modernizar, dinamizar o ensino e acessibilizar o currículo para os alunos deficientes visuais e outros requisitos para a Educação Inclusiva e isso implica na necessidade urgente de os governos investirem mais na educação disponibilizando cursos na área de Educação Especial/Inclusiva, recursos didático-pedagógicos e os docentes devem buscar aperfeiçoamento profissional por conta própria para que tenhamos uma educação pública de qualidade para todos, pois a falta de conhecimento na área compromete o ensino por não possibilitar comunicação efetiva.

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