METÁSTASE A DISTÂNCIA EM PACIENTE COM HISTÓRICO DE CARCINOMA ESPINOCELULAR BUCAL

Jailce Alves OLIVEIRA, Anelise ]Ribeiro Peixoto ALENCAR, Rufino José KLUG, Viviane Silva SIQUEIRA

Resumo


Introdução: O câncer tipo carcinoma espinocelular bucal é uma patologia relativamente comum, que acomete principalmente homens acima de 40 anos etilistas e tabagistas de longa data. Os sítios anatômicos normalmente acometidos são lábio inferior, borda lateral de língua e assoalho bucal. A patologia normalmente se apresenta como lesão ulcerada única de borda evertidas, base endurecida e leito necrótico. As metástases regionais são usuais, porém à distância são raramente observadas. Ambas impactam negativamente o prognóstico do paciente, contribuindo para a perda de controle e/ou possibilidade de cura da doença o que resulta em uma menor sobrevida, assim como em uma piora da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Portanto o seguimento do paciente oncológico ao longo do tempo é vital para detecção precoce de recorrência, assim como das metástases regionais e a distância. Caso Clínico: Homem, 55 anos com diagnóstico de carcinoma espinocelular em língua, diagnosticado posteriormente em uma de suas visitas de seguimento com recorrência da doença e posteriormente com metástase à distância em região axilar contralateral. No momento em tratamento quimioterápico. Conclusão: O seguimento clínico de pacientes oncológicos é essencial ao diagnóstico precoce de recorrências, assim como de metástases regionais e a distância contribuindo diretamente para a cura e o controle da patologia e consequentemente uma maior sobrevida.

Texto completo:

PDF

Referências


INCA Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Estimativa 2020:incidência de câncer noBrasil. Acesso em 20 de Julho de 2020. Disponível em

https://www.inca.gov.br/estimativa/sintese-de-resultados-e-comentarios.

Abdo EN, Garrocho AA, Aguiar MCF. Perfil do Paciente Portador de Carcinoma Epidermóide Da Cavidade Bucal, em Tratamento no Hospital Mário Penna em Belo Horizonte.2002,48(3);357-362.

Carli LC, Santos SL, Pereira AAC, Hanemann JAC. Características Clínicas, Epidemiológicas e Microscópicas do Câncer Bucal Diagnosticado na Universidade Federal de Alfenas.2009;1-7.

Amar A, Rapoport A, Curioni AO, Dedivitis RA, Cernea CR, Brandão LG. Valor prognósticos da Metástase Regional no Carcinoma Epidermoide de Lingua e Soalho Bucal.2013;1-6.

Lemos Junior CA, Alves FA, Pereira CCT, Biazevic MGH, Junior DSP, Nunes FD.

Câncer de boca baseado em evidências científicas. 2013.

Kowalski LP, Carvalho AL, Pellizon ACA. Carcinoma da Boca. In: Kowalski LP, Anelli A, Salvatioli JV, Lopes LF. Manual de Conduta Diagnosticas e Terapêuticas em Oncologia. São Paulo: Ambito Editores,2002, pg 411-416.

Chedid HM, Franzi AS, Amar A, Lehn N, Rapoport A, Dedivitis RA. O Seguimento nas Recidivas Loco-Regionais no Câncer Boca e Orofaringe. 2009;69-77.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281