INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO: UMA ABORDAGEM CLÍNICO-TERAPÊUTICA

Luma Lainny Pereira de OLIVEIRA, Wynni Gabrielly Pereira de OLIVEIRA, Vitória Bandeira ARAÚJO, Itallo Romero Marques SOBREIRA, Alessandra Paz SILVERIO

Resumo


Tema: A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral e é uma resposta inflamatória do ureotélico à invasão bacteriana, que geralmente está associada à bacteriúria e piúria. Objetivo: Fazer uma revisão sistemática sobre as ITUs. Metodologia: Análise literária do assunto abordado através das bases de dados SciELO, Medline, Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Resultados: As ITUs podem ser classificadas em relação à sintomatologia, localização, risco de complicação e recorrência. A patologia acomete pacientes de idades variadas, contudo apresentam maior frequência de acometimento nos seguintes agrupamentos: recémnascidos do sexo masculino, idosos independentemente do sexo e mulheres em idade sexualmente ativa. Apresenta como principais fatores de risco: sexo feminino, ITU anterior, diabetes, obesidade, suscetibilidade genética e anormalidades anatômicas. A Escherichia coli (E. coli) é o principal agente etiológico de ITU, com prevalência variável entre 60% a 90%, alterando de acordo com a faixa etária e comodidades associadas. O diagnóstico é dado através da clínica, exames laboratoriais e se necessário de imagem. O tratamento das infecções do trato urinário consiste no controle sintomático e na erradicação do agente infeccioso. Conclusão: A enfermidade é mais frequente no sexo feminino. Pode ser complicada, quando se associa a condição subjacente, que eleva o risco de falha terapêutica e, consequentemente, o tempo de tratamento necessário. A clínica varia de acordo com local acometido e o conhecimento do médico na identificação e correto manejo são fundamentais para um bom prognóstico.

Texto completo:

PDF

Referências


AGOSTIN, J.D., et al. Resistência antimicrobiana dos uropatógenos em pacientes ambulatoriais, 2000-2004. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 41(3): 277-281, 2008.

ANDRADE, L.C.V. Protocolo Assistencial Pronto Socorro: Infecção do Trato Urinário. São Paulo: HCor, 10 de nov de 2020, 8 págs. Disponível em: https://www.hcor.com.br/area-medica/wp-content/uploads/2020/11/10.

Araújo MAT, Rocha FO, Imbroisi MA. Infecções do Trato Urinário em Mulheres. Braz J Urol 2003;29(Suppl.3):25-29.

BARROS, E. et al. Nefrologia: rotinas, diagnóstico e tratamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRAOIOS, Alexandre et al . Infecções do trato urinário em pacientes não hospitalizados: etiologia e padrão de resistência aos antimicrobianos. J. Bras. Patol. Med.

Lab., Rio de Janeiro , v. 45, n. 6, p. 449-456, Dec. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281