DISCURSO DE ÓDIO EM RELAÇÃO À MINORIA LGBT: O PROBLEMA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM COLISÃO COM DEMAIS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

Amanda Soares OLIVEIRA, Nilsandra Martins de CASTRO CASTRO

Resumo


O presente artigo analisa o discurso de ódio proferido contra a minoria LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), através de uma abordagem qualitativa, descrevendo casos concretos que ilustram as explicações expostas. Tem por objetivo discutir contextos históricos que envolvem tal comunidade, bem como examinar princípios constitucionais em colisão com a liberdade de manifestação do pensamento. O estudo foi desenvolvido com base em bibliografias relacionadas a grupos vulneráveis, identidades sociais, direito penal e constitucional, além de pesquisas documentais relacionadas ao grupo em destaque e aos direitos das pessoas. A homofobia e a transfobia consistem na prática de discriminação e intolerância contra as pessoas LGBT. Essa população, desde há muito tempo, vem lutando por seu espaço no meio social, buscando sair da margem a que são relegadas e serem reconhecidas como sujeitos de direitos que são. Ademais, os discursos intolerantes que elas enfrentam não podem ser protegidos pela liberdade de expressão, por contrariar o fim último da Constituição Federal, bem como os direitos inerentes às pessoas. No que concerne à minoria LGBT, é necessário que se reconheça seus direitos e as dificuldades pelas quais tem passado, exercendo a concretização daqueles e a diminuição dos casos de LGBTfobia por meio do reconhecimento de sua dignidade como pessoa humana.

Palavras-chave: Minorias. Grupo LGBT. Discurso de ódio. Liberdade de expressão. Colisão de princípios.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. 5. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Estudos discursivos da intolerância: o ator da enunciação excessivo. Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, v. 58, n. 1, p. 7-24, jan./abr. 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BRASIL. Código Penal. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2019.

BRASIL. Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BRASIL. Procuradoria-Geral da República. Parecer nº 110.474, de 15 de junho de 2015. Dispõe sobre a ação direta de inconstitucionalidade por omissão 26/DF. Disponível em:. Acesso em: 01 maio 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281