ESTUDO DO TEMPO ENTRE O DIAGNÓSTICO E INÍCIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2020 EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM ARAGUAÍNA – TO

Evellyn Samila Paula da SILVA, Isac Gabriel Lopes SOUSA, Rejanne Lima ARRUDA

Resumo


O câncer de próstata (CP) é uma das principais causas de morbimortalidade da população masculina, sendo o segundo tumor maligno mais incidente nos homens. Devido às altas taxas de morbimortalidade das últimas décadas, foi reconhecida como um importante problema de saúde pública. Apesar disso, ainda existem barreiras como o medo, preconceito e machismo que impendem o diagnóstico precoce e, consequentemente, a adesão ao tratamento. Diante disso, esse estudo epidemiológico objetivou analisar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer de próstata no Hospital Regional de Araguaína (HRA), no período entre 2018 a 2020. Os dados foram extraídos as variáveis faixa etária, UF e município de residência, incidência do CP no estado do Tocantins, estadiamento do tumor, modalidade terapêutica, tempo para o início do tratamento da plataforma DataSUS e INCA para o Microsoft Excel, onde foram organizadas em tabelas e gráficos para análise descritiva. No período estudado foram admitidos 203 casos de CP no HRA, sendo o maior índice no ano de 2018, 81 casos (39,9%). Além disso, 86 pacientes (42%) iniciaram o tratamento após 60 dias do diagnóstico, e destes 63 (73,25%) encontravam-se no estádio II ou III.

Palavras-chave: Adesão ao tratamento. Câncer de próstata. Diagnóstico precoce.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, S. F. M. et al. Sobrevida e risco de óbito de pacientes após tratamento de câncer de próstata no SUS. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 51, p. 46, 2017.

DAMIÃO, R. et al. Câncer de próstata. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, v. 14, 2015.

DE OLIVEIRA, R. A. R. Análise da custo-efetividadedo rastreamento e das modalidades terapêuticas do câncer de próstata, v.1, p. 29-32, 2019.INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ DE ALENCAR GOMES DA SILVA. 2012.

Manual de rotinas e procedimentos para registros de câncer de base populacional. Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em:

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//manual-de-rotinas-eprocedimentos-para-registros-de-cancer-de-base-populacional.pdf. Acesso em 13 jun. 2021.

MACEDO NETO, A. J. de; GRANADO, L. C.; SALLES, R. J. A compreensão das atitudes diante do diagnóstico de câncer de próstata no processo psicodiagnóstico interventivo. Rev. SBPH, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 66-80, jun. 2020.

MODESTO, A. A. D. A. et al. Um novembro não tão azul: debatendo rastreamento de câncer de próstata e saúde do homem. Interface-Comunicação, Saúde Educação, São Paulo, v.22, p. 251-262, 2017.

MORBECK, I. A. P.; GADIA, R.; CHAVES, N. R. Câncer de próstata. Diretrizes oncológicas, 2019.

RODRIGUES, A. S.; DE ALENCAR, L. C. F. S.; BRANCO, V. R. M. C. Efetividade da Lei nº 12.732/2012 na assistência às neoplasias malignas e sua associação com a mortalidade no Estado do Amazonas. Revista Eletrônica Direito e Sociedade-REDES, Manaus-AM, v. 8, n. 1,

p. 49-61, 2020.

SACRAMENTO, R. S. et al. Associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com os tempos para início do tratamento do câncer de próstata. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, p. 3265-3274, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281