AUTOMUTILAÇÃO: UM DEBATE NA ESCOLA

Gecilene da Silva OLIVEIRA, Rubens Martins da SILVA

Resumo


Este artigo resultou de atividades realizadas no curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação, Sociedade e Violência ofertado pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) no ano de 2019. Em aproximação aos elementos de educação e violência, o artigo discute casos de automutilação ocorridos no ambiente escolar. A discussão se mostra oportuna porque a automutilação pode provocar baixo desempenho estudantil, afastamento do convívio familiar, possíveis casos de suicídio, principalmente se não houver acompanhamento profissional capaz de subsidiar o enfrentamento de suas principais motivações. Contemplando a abordagem qualitativa, a discussão congrega o processo metodológico de análise documental a partir de quatro casos de automutilação registrados pelo departamento de orientação educacional de uma escola pública do município de Palmas-TO. O suporte teórico da pesquisa realizada concentrou-se nos estudos realizados por Duarte (2019) e Levy (2017) e nas diretrizes definidas pela Lei nº 13.819 (BRASIL, 2019). Fundamentalmente, a discussão sobre os casos de automutilação ocorridos dentro da escola favorece a compreensão de que ela deve promover ações de orientações preventivas e de combate à automutilação. A guisa conclusiva, as ações de enfrentamento da automutilação realizadas dentro do espaço escolar podem promover o combate desse fator comportamental.

Palavras-chave: Automutilação. Violência. Ações Preventivas.


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Referências


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