O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSE MULTISSERIADA EM UMA ESCOLA NO CAMPO EM TERESINA DE GOIÁS

Hélio Rodrigues dos SANTOS, RECK RECK

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a atuação do professor que ensina matemática em uma sala de aula multisseriada. Para alcançar o objetivo, propomos estudar o planejamento escolar e as propostas pedagógicas em sala de aula. Entendemos que a matemática é dinâmica e que a contextualização numérica é um dos principais atributos no processo de aprendizagem do letramento numérico. Optou-se, pela pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa e a pesquisa bibliográfica, Para coleta de dados propomos entrevistas semiestruturadas, diário de campo e conversas informais com professores que atuam com matemática em salas multisseriadas. A presente pesquisa embasou-se nos estudos de Hage (2006), Caldart (2012), Silva e Souza (2014). De acordo com a análise dos dados, concluiu-se que os professores encontram muitas dificuldades para ministrarem neste tipo de organização escolar, pois o planejamento atende apenas ao currículo escolar e não à prática social cotidiana dos educandos. Acrescentam-se a falta de currículo para a atuação em multisseriado e a formação específica para a área de atuação que contemple os anseios da Educação do Campo e a necessidade da implementação da educação infantil.

Palavras-chave: Educação do campo. Classes multisseriadas, Prática de ensino. Método


Texto completo:

PDF

Referências


BEISIEGEL, C. R. (2010). Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.

BRANDT, C. F.; Moretti, M. T. (2016). Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG.

BRITO, M. M. B. (2017). Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade de Brasília (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado de: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31100.

CALDART, R. S. (2004). Pedagogia do movimento sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular.

CALDART, R.; Pereira, I.; Altejano, P.; Frigotto, G. (2012). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular.

CUNHA, J. S.. Silva, J. A. V. (2012). A importância das atividades lúdicas no ensino de matemática. In III Escola de Inverno de Educação Matemática. (IIIEIEMAT); 1°Encontro Nacional PIBID-Matemática. Recuperado de: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Cunha_Jussileno.pdf.

D’AMBRÓSIO, U. (2002). Etnomatemática e educação. Reflexão e ação: Revista do Departamento de Educação da UNISC/Universidade de Santa Catarina do Sul, 10 (1), p. 7-19.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281