LASERTERAPIA “ILIB” NA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA

Mairele SCHULZ, Vandressa Curti ROGALSKI, Ricardo Kiyoshi YAMASHITA

Resumo


O presente estudo tem como objetivo relatar a terapia a laser intravenosa, ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood), que é uma forma de tratamento a laser de baixa energia que foi introduzida por pesquisadores russos Meschalkin e Sergiewski no ano de 1981, ao investigarem a irradiação intravenosa do sangue para o tratamento de doenças cardiovasculares e que hoje vem sendo aplicada com êxito, com efeitos positivos no tratamento em diversas especialidades médicas e odontológicas. A técnica ILIB consiste na irradiação do sangue com Laser vermelho ou infravermelho para ativação celular, promovendo efeito antioxidante, ação anti-inflamatória e aumento da circulação sanguínea. Estes efeitos terapêuticos favorecem o tratamento odontológico, bem como o tratamento de base ou adjuvante ou preventivo de diversas patologias. É um tratamento indolor, versátil, prático e seguro. Os resultados clínicos mostram que a técnica ILIB é eficiente e promissora ferramenta, não invasiva, de baixo custo. O número de sessões vai depender do objetivo do tratamento e da indicação para cada paciente. Geralmente, são recomendadas 10 sessões iniciais e, de acordo com a evolução do quadro clínico do paciente, pode-se iniciar uma nova série após um intervalo de 7 a 10 dias. As sessões são realizadas de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do caso. O profissional deve estar qualificado para a aplicação da técnica e ter conhecimento quanto às indicações e contraindicações na Odontologia.

Palavras- chave: Laser Baixa Intensidade. ILIB. Odontologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Carla Cristine Schaus; CESAR, Ana Luiza Medeiros. GOMES, Erick Agostinho Cucco; BARKI, Maria Carolina de Lima Jacy Monteiro; FONTES, Karla Bianca Fernandes da Costa. Irradiação intravascular do sangue com laser: uma técnica promissora para a melhoria sistêmica do paciente. Rev. Bras. Odontol. v. 76: (Supl.2), p.61, 2019.

ALENCAR Anelise Ribeiro Peixoto. Tratamento da mucosite oral radio e

quimioinduzida: comparação entre protocolo medicamentoso convencional e tratamentos com lasers em baixa intensidade. 2011, 92f. Dissertação (Mestre em Ciências – Tecnologia Nuclear – Materiais). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. IPEN, São Paulo,2011.

AMORIM, José Cláudio Feria. Ação fototóxica do laser em baixa intensidade e diodo de emissão de luz (led) na viabilidade do fungo trichophyton rubrum: estudo “in vitro”., 2007, 85f. Tese (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em:

. Acesso em: 13 mar. 2018.

ARAÚJO, Drieli. Fotobiomodulação Sistêmica Vascular – A Terapia “ILIB”, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10 fev.2021.CLSP – Comercial Laser São Paulo. ILIB a terapia da vitalidade. Disponível em: . Acesso em: 18 jan.2021.

CPECORARO. Odontologia moderna. Técnica ILIB tópica Anti-Aging com ação antioxidante, indicada também para fase de climatério e menopausa, 2021. Disponível em: . Acesso em: 21 Jan.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281