RECARREGANDO AS BATERIAS: SOLIDÃO NA FASE DO ENVELHECIMENTO

Ronan Pereira BENTO, Ana Letícia Guedes PEREIRA

Resumo


O envelhecimento é um tema rodeado de tabus e estereótipos que dificultam o planejamento para a experiência humana durante esta fase da vida. Por outro lado, pode ser difícil para muitos filhos compreender que seus pais estão envelhecendo, sendo assim, torna-se mais complicado realizar adaptações para atender as necessidades dos velhos. Este estudo teve por objetivo compreender a vivência da personagem do curta-metragem Changing Batteries durante a fase do envelhecimento e, mais especificamente, compreender o apoio dado por sua família à mesma durante esta fase e os recursos com os quais ela contou para promover sua qualidade de vida durante a velhice. Para tanto, esta pesquisa adotou um delineamento qualitativo e exploratório e teve como referencial a pesquisa sobre o ciclo vital da família realizada pela pesquisadora Ceneide Cerveny. Os resultados demonstram o quanto se faz necessária a atenção para esse grupo etário e como a rede de apoio é fundamental durante esta fase do ciclo vital.

Palavras-chave: Velhice. Velha. Solidão. Isolamento. Sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. A Família como Modelo: desconstruindo a Patologia. São Paulo: Livro Pleno, 2001.

CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. Família e ciclo vital: nossa realidade em pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

CHANGING Batteries. Direção de Cassandra Ng. Produção de Shu Gi Lim. Vimeo: Sunny Side Up, 2013. Curta Metragem (5 min e 33 seg). Disponível em: . Acesso em: 26 Março de 2021.

FERREIRA, Olívia Galvão Lucena et al. Significados atribuídos ao envelhecimento: idoso, velho e idoso ativo. Psico-USF, v. 15, n. 3, p. 357-364, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em:

. Acesso em: 09 de Abril de 2021.

GUIMARÃES, Iraci Gonçalves; CARNEIRO, Maria Helena Silva. ENVELHECIMENTO E FINITUDE–QUAL A REPRESENTAÇÃO DA MORTE?. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 17, n. 1, 2012.

KREIS, Rosana Alfinito et al. O impacto da informática na vida do idoso. Revista Kairós: Gerontologia, v. 10, n. 2, 2007.

JUNG, Carl Gustav. Espiritualidade e transcendência: Seleção e edição de Brigitte Dorst. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, v. 3, 2015.

KOHN, Karen; MORAES, CH de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. p. 1-13. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281