A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENSINO DE QUALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ronilda Pereira LIMA, Diana Celma dos Santos BARBOSA, Vagner Alves dos SANTOS, André de Oliveira MOURA BRASIL

Resumo


O presente artigo tem como finalidade apresentar algumas considerações acerca da utilização das metodologias diferenciadas no ensino de Ciências para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca do trabalho realizado pela escola pública durante a Pandemia do Novo Coronavirus. A pesquisa foi realizada no período entre julho e setembro de 2020 e desenvolveu-se em meio a um cenário da Covid-19 que causou o distanciamento social dos alunos e sociedade em geral, que trouxe entre outras inquietudes, a necessidade da realização de um trabalho remoto efetivo exigindo dos professores necessidade de adaptação, inovação e flexibilidade dos profissionais na educação para corresponderem às expectativas da sua comunidade escolar. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de cunho exploratório e com embasamento bibliográfico. Utilizamos como instrumento de pesquisa a Plataforma de comunicação virtual Google meet para coletar os dados das entrevistas virtuais com os professores de uma Escola Estadual, situado no município de Araguatins - TO. Entre os resultados encontrados é notória a compreensão de que a utilização de metodologias diferenciadas é um divisor de águas na construção da aprendizagem dos alunos e atua como um importante recurso de aprendizagem na rotina da sala de aula, pois explora o imaginário e estimula a construção de aprendizagens mais significativas e duradouras. Para os alunos, é uma forma mais dinâmica e divertida de aprender, não por se tratar de um recurso lúdico, mas por intermediar um conteúdo, e bem utilizá-la para garantir a sua aprendizagem de forma mais leve e significativa.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Ensino Fundamental/Anos Finais. Escola Pública. Metodologias diferenciadas. Pandemia.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Campinas, SP: Papirus, 5ª Edição, 2003.

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3ª edição. ARS Poética Editora ltda, 1994.

BARRACHI, Sônia B. M., MARTINS, Maria S. A. Metodologia diferenciada e integrada. Artigo apresentado no 1º Congresso de Iniciação Científica e 1º Congresso de Pesquisadores da Fundação Educacional de Ituverava - São Paulo. Publicado nos anais do

congresso. Set./Out., 2004.

BRABO, J. N. C. RIBEIRO, Elinete O R. Metodologia do Ensino de Ciências: Concepções e Práticas. Belém: Editora da UFPA, 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, A. M. P.; GONÇALVES, M. E. R.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A. E REY, R. C. Ciências no Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 1998.

CHIZZOTTI, A. A Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. v.16 (2). 2003.

FRACALANZA, H. et al. O Ensino de Ciências no 1 grau. São Paulo: Atual. 1986

.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

GARCÍA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação: século XXI. Porto: Ed. Porto, 1999.

GARRIDO, Elsa. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281