A TEORIA DO DIREITO PENAL DO INIMIGO PERANTE OS PRINCÍPIOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

Vitória Alves BAILÃO, Marco Túlio Rodrigues LOPES, Marco Túlio Rodrigues LOPES

Resumo


O presente trabalho gira em torno da Teoria do Direito Penal do Inimigo. Nesse sentido, tem-se como objetivo fazer uma análise sobre uma possível aplicação dessa teoria no ordenamento jurídico brasileiro. Entende-se a importância das garantias fundamentais e processuais, além da influência que tal teoria possui dentro do nosso ordenamento jurídico. Para tanto, foi realizado o uso de pesquisa bibliográfica e documental. De modo geral, acredita-se que muito ainda precisa ser estudado e discutido para que se compreenda, de fato, como se dá a relação entre o Direito Penal do Inimigo e os princípios penais processuais contidos na Constituição Federal.

Palavras-chave: Direito Penal do Inimigo. Princípios. Garantias Fundamentais. Doutrina.


Texto completo:

PDF

Referências


BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000015.pdf. Último acesso em 21 mai. 2021;

BUCHAS, Juliana Cristina de Oliveira. Direito Penal do Inimigo: Controvérsias e sua Aplicabilidade. 2009. 34f. Artigo Científico (Pósgraduação). Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.

COSTA, Amanda dos Santos. Análise do Direito Penal do Inimigo Frente ao CódigoPenal e Princípios Constitucionais. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Faculdade de Direito de Presidente Prudente. TOLEDO PRUDENTE, 2017.

ESTEFAM, André. Direito Penal: parte geral (arts. 1º a 120). 7. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GOMES, Luiz Flávio. Direito Penal do inimigo (ou inimigos do Direito Penal). 2004. Disponível em: (http://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/22193/direito-penal-doinimigo-ou-inimigos-do-direito-penal) Acesso em: 01 mai. 2021.

JAKOBS, Günter; MELIÁ, Manuel Cancio. Direito Penal do Inimigo: Noções e Críticas.4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

JULIÃO, Juliane Helena Pilla, Direito Penal Do Inimigo. ETIC - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. n16, 2020, Presidente Prudente.

LIMA, Renato Brasileiro, Legislação Criminal Especial Comentada. 4. Ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2016.

MASSON, Cleber. Direito Penal Esquematizado: parte geral. 11. Ed. Rio de Janeiro: Forense, São Paulo: Método, 2017;


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281