PLANEJAMENTO FINANCEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Allayny ANDRADE, Lucélia Batista MONTEIRO, Giane Lourdes Alves de SOUZA

Resumo


O planejamento financeiro de uma organização trata-se da projeção das receitas e despesas, sendo primordial para importantes tomadas de decisão. Diversos são os problemas causados pela falta de planejamento financeiro e as micro e pequenas empresas são as mais afetadas, devido à falta de conhecimento e capacitação técnica dos gestores. O objetivo geral deste artigo é verificar os impactos causados pela falta de planejamento financeiro e suas interrelações com as micro e pequenas empresas em meio ao período de pandemia. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos, conceituar planejamento financeiro e mostrar sua importância e influência na tomada de decisões estratégicas, conceituar micro e pequenas empresas e enfatizar o seu papel para a economia e analisar o impacto do planejamento financeiro nas micros e pequenas empresas em meio a pandemia. Discutir sobre planejamento financeiro justifica-se porque muitas empresas foram e ainda estão sendo impactadas financeiramente devido a pandemia. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, no qual os resultados serão apresentados de forma qualiquantitativa, a partir de um questionário online com 20 empresas da cidade de Araguaína - TO. Com o levantamento dos dados ao longo da pesquisa, foi possível concluir que as empresas participantes não possuem uma boa base sobre planejamento financeiro, que ainda há muitas lacunas no conhecimento técnico dos gestores, e as ferramentas de gestão financeira não são utilizadas com efetividade para o crescimento e sucesso da organização.

Palavras-chave: Planejamento financeiro. Microempresas. Pandemia. Araguaína.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA SEBRAE. Maioria dos pequenos negócios no Tocantins está no setor de comércio, 2013. Disponível em:

. Acesso em: 29 de abr. de 2021.

AMIN, V. Pesquisadores estudam impactos da crise atual nos pequenos negócios. Disponível em: . Acesso em: 26 de maio de 2021.

BERNARDES, Juliana Reis; DE SOUSA SILVA, Bárbara Letícia; LIMA, Thais Cristina

Ferreira. Os impactos financeiros da Covid-19 nos negócios. Revista da FAESF, v. 4, 2020.

BNDES. Porte de empresa, 2021. Disponível em:

.Acesso em: 21 de abr. de 2021.

BOECHAT, M. N. Planejamento Estratégico: aplicação nas micro e pequenas empresas. Dissertação [Mestrado em Gestão Empresarial]. Fundação Getúlio Vargas -Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Rio de Janeiro, 2008. 122p.

CEZARINO, Luciana O.; CAMPOMAR, Marcos Cortez. Micro e pequenas empresas: características estruturais e gerenciais. Revista Hispeci & Lema, v. 9, p. 10-12, 2006.

DA COSTA FERREIRA, Calebe et al. Gestão de capital de giro: contribuição para a micro e pequenas empresas no Brasil. Brazilian Journal of Public Administration, v. 45,

n. 3, p. 863 a 884-863 a 884, 2011


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281