DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM À PORTATORA DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E COLOSTOMIA

Brenna Castro MALACHIAS, Camila Silva MARTINS, Karena Cristina da Silva LEAL, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


O câncer de colo uterino é um considerável problema de saúde pública que compromete o bem estar de muitas mulheres, alterando assim sua qualidade de vida, e muitas vezes desestruturando sua vida familiar, profissional, emocional e social, principalmente em casos de diagnóstico tardio, e com a enfermidade em estágio mais complexo. Neste sentido o rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil recomendado pelo Ministério da Saúde, é o exame citopatológico ou exame Papanicolau, em mulheres de 25 a 64 anos. A rotina é a repetição do mesmo e se efetiva a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Objetivo: Orientar o leitor sobre o câncer de colo uterino e suas principais manifestações, enfatizando a relevância do enfermeiro nas ações de prevenção, promoção, tratamento, e processo de reabilitação do problema em questão. Metodologia: o estudo foi feito através de pesquisa do prontuário da paciente em processo de recuperação no Centro de Reabilitação de Araguaína- TO, e pelo meio de levantamento bibliográfico, onde foram realizadas pesquisas via site do INCA, UNA-SUS, Manuais do Ministério da Saúde, artigos científicos e dissertações, em seguida a elaboração dos diagnósticos de enfermagem através do NANDA 2018-2020 e plano de cuidados. Resultados das discussões: Se buscou discorrer os sinais e sintomas, diagnostico, tratamento, tracking, fatores de risco, colostomia e câncer de colo de útero, pois a efetividade do seu controle é alcançada com a garantia da organização, da integralidade e da qualidade dos serviços, bem como do tratamento e do seguimento das pacientes. As principais opções de tratamento para câncer de colo do útero são cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e terapia alvo. Conclusão: disseminação de conhecimento acerca do assunto, de forma que se possa conscientizar a sociedade e diversas mulheres, trazendo a temática de prevenção e em especial de reabilitação das mesmas que precisam de acompanhamento pela equipe multidisciplinar para seguir com o tratamento. Percebe-se também que há necessidade de implementação efetiva e eficaz de políticas tanto de prevenção ao combate, quanto de reabilitação das complicações e sequelas referente ao Câncer de Colo Uterino. Portanto abrir caminhos para a criação de diálogos que visem o debate do tema em uma esfera psicossocial deste estudo de caso.

Palavras-chave: Câncer de colo de útero. Papanicolau. Reabilitação. Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2008: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro; 2008. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/vigilancia/.

Acesso em: 13 jul. 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. O que é Câncer. Tipos de Câncer. Colo do Útero. Brasília; 2011.

FEBRASGO, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Diagnóstico,

Rastreamento, Tratamento, Colo de Útero. Disponível em:

https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/. Acesso em: 05 jul. 2021.

HERDMAN, T.H.; KAMITSURU, S. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições

e classificação, 2018-2020/ [NANDA Internacional]. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

INCA, Instituto Nacional de Câncer . Estimativa 2020. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2020.

INCA, Instituto Nacional de Câncer . Atlas da Mortalidade. 2020.

INSTITUTO ONCOLOGIA. Conteúdos e Exames para o Diagnostico do Câncer de Colo do Útero. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/exames-paradiagnostico-do-cancer-de-colo- do-utero/1511/284/. Acesso em 01jul. 202


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281