ALTERAÇÕES OROFACIAIS EM PACIENTES COM MICROCEFALIA

Iandra Guimarães MESQUITA, João Victor da Silva ALVINO, Ricardo Kiyoshi Yamashita Yamashita

Resumo


A microcefalia é uma alteração neurológica em que o cérebro se encontra subdesenvolvido, acarretando em um perímetro cefálico menor do habitual . As alterações causadas por esta má formação congênita pode ser associada à hipotonia dos músculos da mastigação ,coordenação motora alterada, e deglutição e com o uso de medicação causa a redução do fluxo salivar, epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala. Os pacientes com microcefalia fazem parte de um grupo que possui alto risco para o surgimento de patologia bucal, o acompanhamento médico e odontológico sendo realizado de maneira adequada e no tempo hábil poderá restabelecer a qualidade de vida desses pacientes. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma revisão de literatura sobre algumas alterações orais em pacientes com microcefalia e a importância do manejo e do acompanhamento mais detalhado do cirurgião dentista, promovendo a prevenção aos pacientes com melhorias bucais. Logo se faz muito importante o devido preparo e destreza por parte do cirurgião-dentista para melhor conduzir tal caso.

Palavras-chave: Cirurgião dentista. Microcefalia. Dental


Texto completo:

PDF

Referências


Alves GV, Lomba GO, Barbosa TA, Reis KMN, Braga PP. Crianças com

necessidades especiais de saúde de um município de Minas Gerais: Estudo descritivo. R. enferm. Cent. O. Min. 2014; 3(4):1310-21.

Melo ASO, Malinger G, Ximenes R, Szejnfeld PO, Sampaio AS, Filippis AM. Zika virus intrauterine infec-tion causes fetal brain abnormality and microcephaly: tip of the iceberg?. Ultras. in Obst. & Gynecology. 2016; 47(1): 6-

Campos GS. ; Bandeira AC, Sardi SI. Zika Virus Out-break, Bahia, Brazil. Emerg Infect Dis. 2015; 21(10): 1885-1886.

ESTUDIO Colaborativo Latino Americano de Malformaciones Congénitas.

Microcefalia no ECLAMC e no Brasil [Internet]. Buenos Aires: Estudio

Colaborativo Latino Americano de Malformaciones Congénitas; 2015. Disponível em: http://www.eclamc.org/descargas/1. Microcefalia no ECLAMC e no Brasil.docx. Acesso em 20 abr. 2020.

FÉLIX, Vanessa Pereira da Silva Rodrigues; FARIAS, Aponira Maria de.

Microcefalia e dinâmica familiar: a percepção do pai frente à deficiência do filho. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 12, 2018.

LEITE, C. N.; VARELLIS, M. L. Z. Microcefalia e a Odontologia Brasileira. Journal Health NPEPS. v.1, n.2, p.297-304. 2016.

SIQUEIRA WL, Moffa EB, Mussi MC, Machado MA. Zika virus infection spread through saliva--a truth or myth? Brazilian oral research. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281