TRATAMENTO RESTAURADOR DE LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS ASSOCIADA AO CONTROLE DE HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA: RELATO DE CASO CLÍNICO

Maria Luiza Augusta COSTA, Gercília Danielle Ibiapino SANTOS, Rodolfo Lima ARAÚJO

Resumo


As lesões cervicais não cariosas têm como característica a perda progressiva e irreversível de estruturas mineralizadas, na região cervical do dente e não possuem relação com microrganismos. Por conta da exposição dos túbulos dentinários ao meio bucal, essas lesões estão relacionadas com a hipersensibilidade dentinária cervical e com o comprometimento da estética. O objetivo deste estudo foi realizar relato de caso de tratamento restaurador associado ao protocolo dessensibilizante para controle de lesões cervicais não cariosas ocasionadas por trauma oclusal. Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, compareceu à Clínica, relatando sensibilidade dentinária em vários elementos dentais. Após assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a paciente foi submetida à anamnese e ao exame clínico, nos quais foi observada a presença de lesões cervicais não cariosas associadas à hipersensibilidade dentinária. Realizou-se a avaliação da oclusão, montagem dos modelos de estudo em articulador seguido de ajuste oclusal, terapia dessensibilizante em cinco sessões e, então, a indicação das restaurações diretas em resina composta das lesões, como opção de tratamento. As lesões cervicais foram restauradas com resina composta microhíbrida, em três incrementos de aproximadamente 2mm cada, seguidas de acabamento e polimento. A remoção do fator etiológico, além da restauração adesiva de resina composta associada à terapia dessensibilizante, foram fundamentais para o êxito deste tratamento, considerando que o desgaste mineral cervical foi interrompido imediatamente com o alívio da sintomatologia dolorosa.

Palavras-chave: Ajuste Oclusal. Hipersensibilidade da dentina. Resinas compostas.


Texto completo:

PDF

Referências


Xavier AFC, Pinto TCA, Cavalcanti AL. Lesões cervicais não cariosas: um

panorama atual. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo. 2012;24(1):57-66.

Soares PV, Grippo JO. Noncarious Cervical Lesions and Cervical Dentin

Hypersensitivity: Etiology, Diagnosis, and Treatment: Quintessence Pub Co; 2017.

Arnadottir IB, Saemundsson SR, Holbrook WP. Dental erosion in Icelandic

teenagers in relation to dietary and lifestyle factors. Acta Odontol Scand. 2003;61(1):25-8.

Borcic J, Anic I, Urek MM, Ferreri S. The prevalence of non-carious cervical lesions

in permanent dentition. J Oral Rehabil. 2004;31(2):117-23.

Santos RL, Barbosa RPS, Sales GCF, Costa DMC. Análise clínica de pacientes portadores de lesões cervicais. Odontologia Clín. Cientif. 2005;4(1):35-42.

Sobral MAP. Lesões cervicais não cariosas e hipersensibilidade dentinária cervical. In: Garone Netto N, Carvalho RCR, Russo EMA, Luz MAA, Sobral MA. Introdução à Dentística Restauradora. São Paulo: Santos. 2003; 265-283.

Conceição EM. Dentística: Saúde e Estética. Porto Alegre: Editora Artmed; 2007.

Teixeira AFS. Lesões Cervicais Não Cariosas [Dissertação de Mestrado]. Porto:

Universidade Fernando Pessoa; 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281