VÍTIMAS MULHERES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: OS MOTIVOS DA CONVIVÊNCIA COM O AGRESSOR

Bruna Ribeiro de PAULA, Nilsandra Martins de CASTRO

Resumo


A violência doméstica assola mulheres de todas as regiões do Brasil, em muitos casos, esta mazela se mantém invisível aos olhos do Estado. A ideia de que os lares, embora violentos, sejam invioláveis, ajuda na repressão dessas mulheres vítimas de violência doméstica, que, muitas vezes, são responsabilizadas pelas agressões sofridas. Este estudo buscou analisar o conceito do termo de violência doméstica, fazendo uma introdução acerca da criação da Lei Maria da Penha, indicando, inclusive, as mudanças relevantes acontecidas em razão do nascimento da Lei. Elencou alguns dos possíveis principais motivos da vítima permanecer no ambiente doméstico sofrendo violência, após uma breve exposição histórica da cultura machista no Brasil e seus efeitos. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental. De modo geral, concluímos que o tema é demasiado complexo, cada caso possui sua particularidade. Sendo assim, intuiu uma reflexão maior sobre o tema, desestigmatizando a ideia de que mulher apanha porque gosta.

Palavras Chave: Violência Doméstica. Mulher. Ciclo de Violência.


Texto completo:

PDF

Referências


BALANÇO. Uma década de conquistas! Ligue 180 Central de Atendimento à mulher (SPM-PR 2015). Disponível em: < http://www.spm.gov.br/central-deconteudos/publicacoes/publicacoes/2015/balanco180-10meses-1.pdf> acessado em 17/10/2016.

BORIN, Thaisa Belloube. Violência Doméstica Contra a Mulher: percepções sobre violência em mulheres agredida. Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Ciência e Letra de Ribeirão Preto da USP, como parte das exigências para obtenção do título de

Mestre em Ciências, Área: Psicologia. Ribeiro Preto, 2007. Disponível em: Acessado em 26/09/2017.

CHAVES, Fabiana Nogueira. A mídia, a naturalização do machismo e a necessidade da educação em direitos humanos para comunicadores. Trabalho apresentado no DT 6 – Interfaces Comunicacionais, do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte realizado de 28 a 30 de maio de 2015. Disponível em:

acessado em 12/09/2017.

COMPROMISSO E ATITUDE. Lei Maria da Penha. Dados e estatísticas sobre violência contra as mulheres. Disponível em: acessado em 25/08/2017.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Conheça as medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha. Disponível em: acessado em 28/08/2017.

CONVENÇÃO Interamericana para Prevenir e Erradicar a Violência contra a mulher conhecida como Convenção de Belém do Pará, 9 de junho de 1994. Disponível em:

acessado em 17/10/2016.

CUNHA, Rogério Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Violência Doméstica: Lei Maria da Penha: Comentada artigo por artigo. 4. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

DIAS, Maria Berenice. A Lei Maria da Penha na justiça: a efetividade da Lei 11.340/2006 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. 3. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

FERNANDES, Maria da Penha Maia. Sobrevivi, posso contar. Fortaleza: Armazém da

Cultura, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281