POLÍTICAS PÚBLICAS, COTIDIANO ESCOLAR E CURRÍCULO PRATICADO: ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS COM O ESPAÇO VIVIDO

Regis Glauciane S. de SOUZA, Silvia Letícia Costa Pereira CORREIA, RISCAROLI RISCAROLI

Resumo


Este artigo pretendeu evidenciar a relação existente entre a formulação de políticas públicas (saúde, educação, direitos humanos, alimentação, moradia, transporte, meio ambiente) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030, materializada através de uma experiência com o lugar, entendido como espaço vivido, na Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha em Salvador/BA, permeado pelas relações de gênero, raça, classe e interseccionalidades. Tal experiência se concretizou numa atividade denominada Feira Cultural – realizada anualmente na instituição e tradicionalmente de participação efetiva da comunidade escolar e do bairro – Engomadeira – Salvador – BA. Das análises realizadas, inferimos que é possível desenvolver pedagogias emancipatórias – práticas de ensinoaprendizagens no espaço político da escola, visibilizando, valorizando e reconhecendo as representações sociais do espaço vivido, do currículo praticado, do cotidiano escolar, tematizando políticas públicas e o bem-estar social, a partir da construção de uma relação dialógica entre a Escola e a localidade, da valorização das narrativas de vida dos moradores e das moradoras que constituem a história do bairro.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Cotidiano Escolar. Espaço Vivido. Educação Básica


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Referências


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