ESTUDO DE CASO CLÍNICO SOBRE MICROCEFALIA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA – TO

Ana Luisa de Arruda SILVA, Izabela Oliveira SILVEIRA, Karina Maria Mesquita da SILVA Karina Maria Mesquita da SILVA Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


Após o maior surto do vírus Zika já registrado no país, centenas de crianças foram acometidas pela microcefalia, doença caracterizada por uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve da maneira adequada e desencadeia muitos problemas em seu desenvolvimento. Como paralisia cerebral, epilepsia, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, além de problemas de visão e audição. O SUS contempla todos os pacientes necessitados com uma equipe multidisciplinar disponibilizada pelo Serviço de Reabilitação (SER), a fim de oferecer uma assistência sistematizada voltada para as particularidades de cada cliente. Salienta-se a enfermagem como membresia desta equipe, pois tem seu papel particular de suma importância. Objetivo: promover compreensão e reflexão acerca da Microcefalia e enfoque nas orientações, diagnósticos e intervenções para que sejam ofertados os cuidados necessários. Metodologia: estudo de caso desenvolvido no SER-Serviço de Reabilitação na cidade de Araguaína-To, através de prontuário e pesquisa bibliográfica por meio de fontes reconhecidas e dados concretizados para que fôsse desenvolvido o presente trabalho. Resultados e Discussão: através das manifestações clìnicas e das classificações, pôde-se perceber o nível de particularidade que cada paciente possa desenvolver. A Microcefalia, não é uma doença de causa única ou sintomas padronizados, mas uma patologia também desdobrada em suas múltiplas características. Conclusão: através do trabalho elaborado, nota-se a importância do assunto ser desenvolvido e discutido, principalmente por pouco comentado e estudado. Há a necessidade de elaborar mais estudos de casos e expor com as devidas evidências a realidade de muitas pessoas que vivenciam tal dificuldade.

Palavras-chave: Microcefalia. Reabilitação. Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BALM MN, Lee CK, Lee HK, Chiu L, Koay ES, Tang JW. A diagnostic polymerase chain reaction assay for Zika virus. J Med Virol. 2012 Sep;84(9):1501-5. Disponivel em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742016000400691. Acesso em: 31 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE E RESPOSTA À OCORRÊNCIA DE MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA. Brasília – DF 2016. Disponível em:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_resposta_microcefalia_relacionada_ infeccao_virus_zika.pdf. Acesso em: 22 agos 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Microcefalia. Disponivel em:

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/microcefalia. Acesso em: 31 de agosto de 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Confirmação do

Zika vírus no Brasil 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/oministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/17702-confirmacao-do-zika-virus-nobrasil. Acesso em: 31 de agosto de 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Monitoramento dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika até a Semana Epidemiológica 2015. Disponivel em:

http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742016000400691. Acesso em: 31 de agosto de 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Investigação de casos de manifestação neurológica associada à infecção viral, Pernambuco,

Brasília: Ministério da Saúde; 2015. Disponivel em:

http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742016000400691. Acesso em: 31 de agosto de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de Vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do Sistema Nervoso Central (SNC). Brasília-DF. Atualizado em 09/12/2015. Disponivel em: http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/359/microcefalia-

%20semiologia%20e%20abordagem%20diagnostica. Acesso em 21 setembro 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281