PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM SCZ: UMA REFLEXÃO

Eliane de Oliveira Aranha RIBEIRO, Cátia Crivelenti de Figueiredo WALTER

Resumo


O presente artigo teve como objetivo a investigação de programas de educação em saúde bucal (ESB) direcionados a crianças com a Síndrome Congênita do Zika vírus (SCZ). Para identificar publicações existentes sobre a promoção e ações ESB para crianças comSCz foi realizada revisão literatura nas bases: Google Academico, Education Resources Information Center (ERIC), Pubmed, SciELO e biblioteca virtual de saúde (BVS), por meio do cruzamento das palavras chave: educação, saúde bucal (ou saúde oral) e SCZ. Foram encontradas cento e catorze publicações nas bases de dados e, após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados sete artigos para esta revisão. Assim, pode-se observar que existe uma carência de ações de ESB direcionado a crianças com SCZ e que ainda não há um protocolo efetivamente instituído sobre isto. Estes obstáculos podem se manifestar na prevenção odontológica e nas boas práticas de saúde bucal que essas crianças necessitam.

Palavras-chave: Educação. Saúde bucal. Síndrome congênita do Zika vírus.


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