AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO DE ODONTOLOGIA DA CLÍNICA ESCOLA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNITPAC EM ARAGUAÍNA TOCANTINS

Gracielly da Mata LIMA, Natália Montay SOUTO, Ricardo Kiyoshi YAMASHITA

Resumo


As clínicas escolas da graduação de Odontologia permitem simultaneamente que os acadêmicos tenham contato direto com a população e consigam associar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e pré-clínicas durante os atendimentos clínicos. Para a melhoria desse atendimento a avaliação da percepção do usuário é muito importante para o processo de planejamento e gestão do serviço. Deste modo, o projeto teve como finalidade de avaliar o grau de satisfação dos pacientes da Clínica Odontológica Francisco Esteves do Centro Universitário UNITPAC em Araguaína, Tocantins, bem como verificar a satisfação dos usuários a respeito do tempo de atendimento, relacionar a renda familiar, nível de escolaridade e qualidade do atendimento com o grau de satisfação. Foram entrevistados 60 pacientes que estiveram fazendo tratamento odontológico durante o 2º semestre de 2020 e o 1º semestre de 2021. O projeto sucedeu com um estudo transversal observacional, descritivo com abordagem quantitativa, feito por meio de entrevistas. Os dados coletados foram tabulados no programa Excel e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Science (SPSS), com margem de erro de 5% e intervalo de confiança de 95%. Portanto, esse trabalho avaliou o grau de satisfação dos pacientes atendidos e a maioria dos usuários entrevistados mostrou-se satisfeitos em relação à qualidade do serviço odontológico fornecido pela clínica escola da UNITPAC, tendo em vista que, o trabalho ali prestado é de extrema qualidade e longevidade.

Palavras chave: Grau de satisfação. UNITPAC. Clínica escola, Odontologia,


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, WB; Siviero, M; Soares, MS; Costa, CG; Tortamano, IP. Clínica Integrada: o desafio da integração multidisciplinar em odontologia. Revista da Faculdade de Odontologia, Passo Fundo, v. 14, n. 1, p. 51-55, jan./abr. 2009.

CASTRO, JDB; Silva, VB. Satisfação no atendimento odontológico: um estudo na COE (Clínica Odontológica de Ensino) de Anapólis – UniEvangélica. Revista Administra-Ação, Anápolis, n. 5, p. 45-71, Jul. 2008.

COSTA, CC; Filho, LCC; Faustino-Silva, DD. Avaliação da produtividade, dos custos e da satisfação dos usuários do setor odontológico de um hospital militar: artigo original. Stomatos, Canoas, v. 24, n. 46, p. 16-27, jan./jun. 2018.

DIAS, OV; Ramos, LH; Costa, SM. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde na perspectiva da satisfação dos usuários. Revista Pró-univerSUS, Vassouras, v. 1, n. 1,

p. 11-26, jun./dez. 2010.

FERNANDES, SKS; Coutinho, ACM; Pereira, EL. Avaliação do perfil

socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos em clínica integrada odontológica universitária. Revista Brasileira em Promoção da saúde, Fortaleza, v. 21, n. 2, p. 137-143, fev. 2008.

JORNADA DE EXTENSÃO, XVIII,; 2017, Salão do Conhecimento UNIJUÍ. A função social de uma clínica-escola: HAAS, MPP et al: Rio Grande do Sul; 2017.

POMPEU, JGF et al. Avaliação do nível de satisfação dos usuários atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Faculdade Novafapi em Teresina (PI). Revista Odontologia Clínico-Científica, Recife, v. 11, n. 1, p. 31-36, Jan./Mar. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281