ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO DURANTE OS ANOS DE 2015 A 2020: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Ila Parreira SILVA, Mariana Bezerra TEODORO, Mirlane de Freitas OLIVEIRA, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


O câncer de colo uterino também é denominado de câncer cervical, tem origem no desenvolvimento desordenado de células com alteração em seu ácido desoxirribonucleico (DNA) no colo uterino, podendo invadir estruturas e órgãos próximos. Esse tipo de câncer apresenta várias etiologias, sendo destaque a íntima relação com a presença do Papilomavírus humano (HPV), visto que este tem seu DNA presente em mais de 99% dos casos de câncer de colo uterino. No Brasil, esta patologia é a terceira neoplasia maligna que mais acomete as mulheres, sendo um problema de saúde pública que necessita de atenção, pela equipe de estratégia de saúde da família, em especial pelo enfermeiro na abordagem, coleta do exame de prevenção do câncer de colo uterino, e rastreamento antes e pós exame. O presente estudo tratou-se de uma pesquisa bibliográfica integrativa, descritiva, de ação, com abordagem quali- quantitativa, procurando autores que abordassem sobre a temática. As fontes utilizadas foram nas bases de dados Google acadêmico, Scielo, Revistas de enfermagem e da Saúde, Manuais e Cadernos do Ministério da Saúde e Biblioteca Virtual. O objetivo deste estudo foi descrever a atuação do enfermeiro na prevenção do câncer do colo de útero, trazendo uma abordagem atualizada na área da enfermagem, durante os anos de 2015 a 2020. Foram analisados 20 artigos científicos, utilizando-se da técnica de fichamento para a organização e análise dos resultados de acordo com os objetivos propostos. Após análise e discussão os pesquisadores puderam chegar à conclusão de que o enfermeiro tem papel fundamental no processo de educação em saúde, para promoção do bem-estar, qualidade de vida e a prevenção do câncer do colo do útero atuando junto às usuárias, além de assegurar uma assistência humanizada, baseada no acolhimento e empatia, de modo, que suas ações favorecem para a redução de novos casos e diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura da paciente.

Palavras-chave: Exame de PCCU. Enfermagem. Equipe multidisciplinar. Câncer de colo de útero.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Liliana de Angelo; TRIGLIA, Renata De Marchi. Útero-Colo uterino (5ª edição–2019).

AOYAMA, Elisângela de Andrade et al. Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 1, p. 162-170, 2019. Disponível em : Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero / Nursing assistance in the prevention of cervical cancer | Aoyama | Brazilian Journal of Health Review (brazilianjournals.com). Acesso: 19 set.2021.

ARAÚJO MFS, OLIVEIRA FMC. A atuação do enfermeiro na equipe de saúde da família e a satisfação profissional. CAOS - Rev Eletrônica Ciênc Sociais. 2009;14:3- 14.Disponível em: Microsoft Word - DOSSIE SAÚDE_TEXTO I_ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO (ufpb.br). Acesso: 12 set.2021.

ARAÚJO, Andréa; GOUVEIA, Luis Borges. Pressupostos sobre a pesquisa científica e teste piloto. TRS Tecnologia, Redes e Sociedade. pag 1-10. 2018. Disponível em: Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa: Pressupostos sobre a pesquisa científica e os testes piloto (ufp.pt). Acesso: 12 set.2021.

BARREIRO, Maria do Socorro Claudino. Host as a strategy for humanizing practices in

health care: an integrative review of nursing research. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.Disponível: Repositório Institucional da UFPB: Acolhimento como estratégia para humanizar práticas de cuidar em saúde: revisão integrativa de pesquisas em enfermagem. Acesso: 13 set.2021.

BATISTA, Cybelle de Carvalho; SANTOS, Elizayne dos Santos; FERRO, Maria Renata Cardoso; ARAUJO, Juliana Cerqueira de. Atribuições do enfermeiro na atenção primária: Uma revisão literária.UNIT- Universidade Tiradentes, 2017. Disponivel em: (6072-22221-1-PB.pdf. Acesso: 13 set.2021.

BERNARD HU, et al. Classification of papillomavirus based on 189 PV types and proposal of taxonomic amendments. Virology, 2010; 35-42.Disponível em: PMC Journal List [A-B] (nih.gov). Acesso: 12 set.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281