TRABALHO EM EQUIPE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SEUS DESAFIOS

Fabiano Soares CHAVES, Gesse de Araújo LIMA, Robermarques Serafim FREITAS, Anna Raquel Araújo SILVA, Alderise Pereira QUIXABEIRA, Mikael Henrique BATISTA BATISTA, Martin Dharlle SANTANA, Ruhena Kelber Abrão FERREIRA, Diogo Amaral BARBOSA

Resumo


Atenção Primária à Saúde (APS) também denominada Atenção Básica à Saúde (ABS) são unidades responsáveis pelos cuidados primários de saúde de forma universal, caracterizada como uma rede de serviços de saúde que, se enquadra como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde para toda a população Brasileira. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão de literatura de modo a identificar fatores que desafiam à prática do trabalho em equipe na ESF, bem como analisar e contribuir com novas estratégias para melhorar a comunicação e a convivência dos profissionais da ESF. Método: Trata-se de um estudo de revisão de literatura de artigos relacionados com os principais desafios e proposições para a prática do trabalho em equipe na ESF. As buscas dos artigos foram feitas nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), scientific eletronic library online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (MEDLINE). Resultados: Dividiu-se o resultado em dois subtemas, são eles: fatores que limitam o desenvolvimento do trabalho em equipe e fatores que contribuem para a melhoria das atividades do trabalho em equipe. Conclusão: Por fim, compreende-se que a melhor forma de capacitação é realizar seminários entre as ESF em todo país, a partir dessa conscientização os serviços de saúde ganharão um novo modelo de atenção à saúde.

Palavras-chave: Programa de Saúde da Família. Saúde da Família. Relações interpessoais. Trabalho em Equipe.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. B.de S.; ROCHA, P. de M.. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência & saúde coletiva, v. 12, 2007.

ARAUJO, A. P. L.; OLIVEIRA, E. N.; LOPES, L. K. O.; RODRIGUES, C. F. C.; ABRÃO. K.; BARBOSA, D. A. Desafios e estratégias do programa saúde do homem na atenção básica no município de Xinguara no Pará. Facit Business and Technology Journal. , v.1, p.60 - 75, 2021.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, v. 18, n. 3, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária à Saúde nos Estados / Conselho Nacional de Secretários de Saúde-Brasília: CONASS, 2012.

BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica, Diário Oficial da União, v. 183, n. 1, 2017.

DUARTE, M. de L. C.; BOECK, J. N. O trabalho em equipe na enfermagem e os limites e possibilidades da estratégia saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, n. 3, 2015.

FERNANDES, H. N. et al. Relacionamento interpessoal no trabalho da equipe multiprofissional de uma unidade de saúde da família. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 1, 2015.

GOMES; J.PS; M.Z.C; A.R.B; L.C-M. desafios para a prática do trabalho em equipe na estratégia saúde da família, 2012.

MATUDA, C.G.; AGUIAR, D. M. de L.; FRAZÃO, Paulo. Cooperação interprofissional e a Reforma Sanitária no Brasil: implicações para o modelo de atenção à saúde. Saúde e Sociedade, v. 22, 2013.

NAVARRO, A. S. S.; GUIMARÃES, R. L. S.; GARANHANI, M. L. Trabalho em equipe: o significado atribuído por profissionais da estratégia de saúde da família. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 61-68, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281