PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO

Jaciara Nunes MARTINS, Glaucya Wanderley Santos MARKUS, Reobbe Aguiar PEREIRA, Giullia Bianca Ferraciolli do COUTO, Adriana Keila DIAS, Camilla Teles ALENCAR

Resumo


O parto é um momento único e marcante na vida da mulher, no entanto estudos apontam que há profissionais com dificuldade de implementação da humanização em diversos setores da assistência à saúde. Tem como objetivo em relatar as percepções dos acadêmicos de enfermagem e fisioterapia a respeito do parto humanizado. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com análise qualiquantitativa, sendo as informações coletadas com acadêmicos dos cursos de enfermagem e fisioterapia. Realizou-se a pesquisa com 63 acadêmicos sendo 43 do curso de enfermagem e 20 do curso de fisioterapia do Instituto Educacional de Santa Catarina-Faculdade Guaraí. Os resultados adquiridos permitiram uma vasta analise sobre a percepção dos acadêmicos de enfermagem e
fisioterapia acerca da assistência no parto humanizado. Observou-se que dos estudantes que aceitaram participar da pesquisa 68,25% corresponde à enfermagem (131 acadêmicos) enquanto que apenas 31,75% correspondem aos estudantes que cursam fisioterapia (120 acadêmicos). Tendo por base as respostas dos participantes da pesquisa buscou-se assim fazer uma análise do estudo abordado sobre o entendimento das práticas humanizadas. O processo de humanização do parto possibilita a inserção do profissional enfermeiro e fisioterapeuta. Baseado nas percepções dos acadêmicos de enfermagem e fisioterapia observou-se que os mesmos demostram conhecimento acerca da humanização do parto, no entanto sabe-se que a formação profissional dos mesmos é de fundamental importância para que possam exercer o processo de humanização com qualidade.


Palavras-chave: Humanização do Parto. Assistência. Enfermagem. Fisioterapia.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, B. P.; AGGIO, C. M. Violência obstétrica: a dor que cala. Anais do III Simpósio Gênero e Políticas Públicas, ISSN, p. 2177-8248, 2014.

ALMEIDA, SILVEIRA MFA. Humanizing delivery: progress and difficulties for its implementation. Revista de enfermagem da UFPE online, 2009; 3(4): 945-952.

BARROS, P. L.; SOUZA, T. L. C.; GONÇALVES, F. L.; GONZAGA, N. L.; PAULA, A. T.; SILVA, M. A. O parto humanizado e o seu impacto na assistência à saúde. Revista Educação em Saúde, v. 3, n. 2, 2015.

BIO, E. R. Intervenção fisioterapêutica na assistência ao trabalho de parto. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BRASIL. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Atualização das taxas de partos na saúde suplementar. 2016. Disponível em:

http://www.ans.gov.br/aans/noticiasans/numeros-do-setor/3324-atualizacao-das-taxas-departos-na-saude-suplementar>. Acesso em: 19 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Universidade Estadual do Ceará. Caderno Humaniza SUS – Volume 4: Humanização do parto e do Nascimento. Brasília, DF: MS; 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281