O PAPEL O CIRURGIÃO DENTISTA NA DETECÇÃO DE MAUS-TRATOS E ABUSOS SEXUAIS NA INFÂNCIA: REVISÃO DE LITERATURA

Maryelly Soraya Silva da Silva ALVES, Kállita Oliveira GONÇALVES, Lídia Regina da Costa HIDALGO

Resumo


Maus-tratos infantis constituem um sério transtorno social, e sua ocorrência são mais comumente devido às causas étnicas, socioeconômicas e culturais. Estudos epidemiológicos revelam um aumento na incidência de violência com crianças em diversos países. O diagnóstico de tais maus-tratos baseia-se no reconhecimento de indicadores comportamentais e dos sinais e sintomas físicos comuns às crianças abusadas e negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivos: estudar o abuso sexual e sua violência na infância e na adolescência; identificar lesões bucais provenientes de abusos sexuais e descrever tipos de comportamento que as vítimas podem apresentar; levantar e apresentar indicadores que apontem para essa prática abusiva na infância e na adolescência; apresentar o papel do Cirurgião Dentista na detecção de sinais de abuso sexual infantil. Buscamos, também, poder auxiliar os Cirurgiões Dentistas, especialmente os que atuam na área de Odontopediatria, em relação à conduta a ser adotada frente a tais situações. Os profissionais de saúde devem atuar em conjunto para a detecção, pois o abuso infantil é uma desordem médico-sócio-psicológica. Portanto, os Cirurgiões Dentistas devem estar instruídos e orientados quanto ao reconhecimento dos principais sinais clínicos desses casos e o seu dever perante a situação de realizar a denúncia ou notificação.

Palavras-chave: Violência e abuso sexual infantil. Maus-Tratos. Abusos Sexuais na Infância. Indicadores comportamentais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, P. M.; CAVALCANTE A. L. - Diagnóstico do abuso infantil no ambiente odontológico – Revisão de Literatura. Publ. UEPG Biol. Health Sci., Ponta Grossa, 9 (3/4): 29-35, set./dez. 2003.

ALVES, Milena Arantes et al. IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NO DIAGNÓSTICO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL–REVISÃO DE

LITERATURA. Revista Brasileira de Odontologia Legal, v. 3, n. 2, 2016.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990.

BRASIL. Ministério da Sáude. Violência Intrafamiliar orientações para a Prática em Serviço. Cadernos de Atenção Básica, n. 100, p. 33. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: MS; 2010.

[acesso em 15 09 2021]. Disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/ consultapublica/arquivos/1393133501.pdf

CARNEIRO, C. S. A. - Conduta do Cirurgião Dentista ante a violência infantil: revisão de literatura. 23 p, 2020.

CAVALCANTI, A. L. - Abuso Infantil: protocolo de atendimento odontológico. RBO, Rio de Janeiro, v. 58, n. 6, p. 378-380, nov./dez. 2001.

CAVALCANTI, Alessandro Leite. Abuso infantil: protocolo de atendimento odontológico. Rev. bras. odontol, p. 378-380, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281