SENSIBILADE DENTINÁRIA EM DECORRÊNCIA DE RETRAÇÃO GENGIVAL E LCNCS

Roberta Teodoro ALMEIDA, Vitória Carla Gonçalves BATISTA, Ana Lúcia R. RIBEIRO

Resumo


A sensibilidade dental é causada por estímulos sofridos pela dentina devido à exposição dos túbulos dentinários que possuem líquidos e terminações nervosas no interior. Essa condição clínica possui íntima relação com fatores predisponentes, tais como, retração gengival, lesões cervicais não cariosas (LCNCs) e ingestão de alimentos gelados, quentes, ácidos, dentre outros. Aretração gengival, causada na maior das vezes por doenças presentes na gengiva, é umacomplicação que atua no descobrimento da raiz dental por meio do desgaste dos tecidos gengivais. As LCNCs são causadas por fatores não envolventes a origem microbiana, levando a perda de minerais do dente e consequentemente tambéminduzindo a sensibilidade. Ambas as condições clínicas possuem relação com a sensibilidade dental, por serem determinantes primordiais no desencadeamento da mesma. Contudo, é de grande importância o acompanhamento profissional com um cirurgião-dentista, a fim de avaliar e buscar um tratamento específico para cada caso, ademais, o tratamento deve ser realizado com o intuito de reparar a sensibilidade, bem como suas causas.

Palavras-chave: Dentina. Retração Gengival. Sensibilidade Dental. LCNC.


Texto completo:

PDF

Referências


Melo TL de, Silva MJC da, Sousa BM de, Freitas SAA de, Pereira EM, Pereira AFV. Sensibilidade da dentina e o impacto na qualidade de vida de pacientes com periodontite crônica da Universidade Federal do Maranhão. Arq. Odontol. 2015;51(4):179-185.

Ribeiro GLU, Brunetto M, Medeiros CC, Derech CA, Locks A. Considerações sobre recessão gengival e sua resolução através da Ortodontia e Periodontia. Orthod. Sci. Pract. 2015;8(31):415-421.

Matias MNA, Leão JC, Menezes Filho PF, Silva CHV da. Hipersensibilidade dentinária: uma revisão de literatura. Odontol. Clín.-Cient. 2010;9(3):205-208.

Valério CONS, Souza GFM de, Feitosa DS. Tratamento Interdisciplinar De Retração Gengival: Relato De Caso. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. 2013;13(2):01-58.

Almeida KMF. Lesão cervical não cariosa: uma abordagem clínica e terapêutica. SALUSVITA, Bauru. 2020;39(1):189-202.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281