NEUROPRAXIA, AXONOTMESE E NEUROTMESE, CAUSAS, CARACTERISTICAS E TRATAMENTOS DAS LESÕES NERVOSAS NA ODONTOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

William Renato Gomes da SILVA, Juliany SANDRI, Malena Sinclair RODRÍGUEZ, Leandro Silva da CONCEIÇÃO, Lizandra da Silva Coimbra FELIPE

Resumo


Introdução: As lesões nervosas são alterações nos nervos provenientes de acidentes cirúrgicos e/ou politraumas. Na odontologia estas lesões são ligeiramente associadas a um dos nervos mais importantes para a medicina bucal, o nervo trigêmeo. De cunho odontológico, a cirurgias de terceiros molares inferiores impactados e/ou inclusos assim como cirurgias de implantodontias e cirurgias ortognática estão sujeitos a este tipo de lesão. Objetivo: Neste sentido, o presente trabalho busca realizar um aprofundamento literário afim de elucidar as complicações, características e tratamentos e causas destas lesões e seus efeitos. Métodos: O estudo foi realizado através da busca de pesquisas clínicas e revisões de literatura utilizando as bases de dados PubMed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde com um apanhado de artigos na língua inglesa e portuguesa sendo estes selecionados por sua vinculação com o tema. Conclusão: As lesões nervosas podem ter origem de diversas formas, traumas, cirurgias bucais e patologias entre outros. As lesões recebem uma nomenclatura e uma classificação no que discerne o grau da injuria. Estas podem ser denominadas de neuropraxias, axonotmeses, neurotmeses sendo estas classificadas em graus que vai de I ao grau V. Nos tratamentos destas lesões são existentes diversos recursos terapêuticos e cirúrgico sendo estas, microcirurgias, terapia medicamentosa, fisioterapia facial, acupuntura e laserterapia que devem ser escolhidas a partir do tipo da lesão em questão. O grau das injurias nervosas e o tempo da intervenção pós a lesão é mandatória para o sucesso da regeneração do nervo lesado.

Palavras-chave: Neuropraxias. Axonotmeses. Neurotmeses. Lesões nervosas. Paralisia facial.


Texto completo:

PDF

Referências


Colli BO. Aspectos gerais das lesoes traumaticas agudas dos nervos periféricos. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia. 1993; 12(3): 171-200.

Dave AI, Menegazzi G, Prado RF, Francischetto MCZM, Manenti E, Kuscher JB, et al. Lesões nervosas periféricas: cicatrização e relação com a dontologia. In: Anais da VIII Jornada Acadêmica de Odontologia; 2018 mar 14; Santa Catarina, Brasil. Santa

Catarina: Ação odonto; 2018.

Zgur NP, Farinha TA, Pimentel RM, Silva JR, Ferreira AA. Lesões ao nervo alveolar inferior em práticas de cirurgia oral menor: revisão de literatura. Ciencia atual. 2017; 10(2): 02-08.

Sarikov R, Juodzbaly G. Inferior alveolar nerve injury after mandibular third molar extraction: a literature review. J Oral Maxillofac Res. 2014; 5(4).

Cunha SCN. Paralisia facial periférica diagnóstico e tratamento. [Tese de Doutorado]. Covilhã: Universidade da Beira Interior; 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281