RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERIODO DE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Surgido inicialmente na cidade Wuhan na China, o coronavírus, foi descoberto em dezembro de 2019, sendo declarada uma emergência em saúde pública. Em março de 2020 a doença passou a ser considerada uma pandemia segundo a Organização Mundial de Saúde, dessa forma trazendo grandes impactos sociais, econômicos e políticos. O estudo tem como objetivo em caracterizar os impactos que a ansiedade no período pandêmico, trouxe a assistência de enfermagem frenteà Covid-19. Pesquisa de revisão bibliográfica do tipo integrativa, passando por 6 etapas operacionais, sendo elas: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Detectou-se na literatura, a partir da análise crítica, que o sofrimento emocional, principalmente, no que diz respeito a ansiedade, aumentou de forma exponencial no período de pandemia da Covid-19. O trabalho de revisão integrativa, conseguiu alcançar seus objetivos propostos, atingindo uma reflexão profunda acerca do adoencimento e do surgimento de ansiedade e outros problemas mentais no periodo da pandemia de Covid-19. É evidente também que ainda existe a necessidade iminente de maiores estudos randomizados, para melhor elucidar essa situação, que em muitas vezes é negligenciada pela comunidade científica, por se apresentar muitas vezes como necessidade subjetiva.
Palavras-chave: Saúde Mental. Pandemia. Enfermagem. Coronavírus.
Texto completo:
PDFReferências
BAHADIR-YILMAZ, E.; YÜKSEL, A. Estado níveis de ansiedade de enfermeiras que prestam cuidados a pacientes com COVID-19 na Turquia. Perspect Psychiatr Care. 2020; Online antes da impressão. DOI:
CAI, Z.; ZHENG S.; HUANG, Y.; ZHANG, X.; QIU, Z.; HUANG, A. et al. Respostas emocionais e cognitivas e enfrentamento comportamental de trabalhadores médicos chineses e da população em geral durante a pandemia de COVID-19. Int J Environ Res Saúde Pública. 2020; 17 (17): 6198. DOI:
ÇINAR, D.; KILIÇ AKÇA, N.; ZORBA BAHÇELI, P.; BAG,Y. Estresse percebido e fatores que afetam relacionados à pandemia de COVID-19 de enfermeiros de emergência na Turquia. J Nurs Manag. 2021; Online antes da impressão. DOI:
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Profissionais infectados com Covid-19 informados pelo serviço de saúde [Internet]. Brasília (DF): Cofen; 2020 [acesso em 2020 em 26 de junho]. Disponível em:
COVID-19. Int J Ment Health Nurs. 2021; 30 (2): 533-43. DOI:
CHEN, R.; SUN, C.; CHEN, JJ.; JEN, HJ.; KANG, XL.; KAO, CC.; et al. Uma pesquisa em grande escala sobre trauma, burnout e crescimento pós-traumático entre enfermeiras durante a pandemia de COVID-19. Int J Ment Health Nurs. 2021; 30 (1): 102-16. DOI:
CROWE, S.; HOWARD, AF.; VANDERSPANK-WRIGHT, B.; GILLIS, P.; MCLEOD, F.; PENNER, C.; et al. O efeito da pandemia de COVID-19 na saúde mental de enfermeiras canadenses de cuidados intensivos que prestam cuidados ao paciente durante a fase inicial da pandemia: um estudo de método misto. Enfermeiro em Terapia Intensiva Crítica. 2021; 63: 102999. DOI:
DAL'BOSCO, EB.; FLORIANO, LSM.; SKUPIEN, SV.; ARCARO, G.; MARTINS, AR.; ANSELMO, ACC. Saúde mental da enfermagem no enfrentamento do COVID-19 em um hospital universitário regional. Rev Bras Enferm. 2020; 73 (Supl 2): e20200434. DOI:
GRINCENKOV, FR. Psicologia hospitalar e da saúde no enfrentamento do coronavírus: necessidade e proposta de ação. REV HU 2020; 46: 1-2. DOI:
HAVAEI, F.; MA, A.; STAEMPFLI, S.; MACPHEE, M. As condições de trabalho dos enfermeiros impactando sua saúde mental durante covid-19: um estudo transversal. Saúde (Basel). 2021; 9 (1): 84. DOI:
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281