CONSELHO TUTELAR: UM CAMINHO POSSÍVEL ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

Kelmy Paz de SOUSA, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir sobre a atuação do Conselho Tutelar na relação entre familiar e escola, considerando que o acesso à educação é um dos direitos fundamentais para este público. A metodologia utilizada partiu da pesquisa bibliográfica e documental, com seleção de material da internet, periódicos, livros. Os principais teóricos utilizados foram: Souza, Teixeira e Silva (2003); Kozen (2010); Bitencourt e Macedo (2015); Neto (2015); ECA (1990), entre outros. A problemática investigada neste trabalho concentra-se em como o conselho tutelar pode acompanhar e contribuir para a relação família escola? Buscando assim discutir sobre a atuação do Conselho Tutelar na relação entre familiar e escola. Visto que dessa forma, o Conselho Tutelar pode acompanhar e contribuir para uma relação de parceria entre a família e escola em prol do pleno desenvolvimento da criança enquanto sujeito de direito, uma vez que o acesso à educação é um direito garantido constitucionalmente, porém em alguns casos sua permanência na vida escolar é interrompida e um dos motivos é a falta do acompanhamento escolar da família, acarretando em uma evasão escolar. Por fim, esperamos com este trabalho contribuir para instituições que auxiliam crianças e adolescentes tendo em conta a importância do acompanhamento familiar favorece o desenvolvimento pleno do aluno.

Palavras-chave: Acompanhamento familiar. Conselho Tutelar. Evasão escolar.


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Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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