SABERES TRADICIONAIS KRAHÔ: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA INDÍGENA BILÍNGUE E INTERCULTURAL

Francinaldo Freitas LEITE, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os saberes tradicionais do povo indígena Krahô que são seu patrimônio imaterial e foram construídos historicamente através das suas relações com o território. Entretanto, as investidas por parte dos colonizadores europeus e os conflitos com pecuaristas e agricultores, têm afligido os Krahô constante sua desterritorialização e reterritorialização. Nesta pesquisa, nos delimitamos a estudar o povo indígena Krahô, linguisticamente e culturalmente caracterizado como da Família Jê, que de acordo com Nimuendajú (2001), são pertencentes aos povos Timbira orientais. Os Timbiras orientais abrangem as tribos Gavião do estado do Pará; Pucobiê, Cricati, Ramcocamecrá (Canela) e Apaniecrá (Canela) do Maranhão; e os Krahô do Tocantins. Enquanto os Timbira ocidentais seriam representados apenas pelos Apinajé do Tocantins. A história do povo Krahõ começa quando entram em contato pacífico com os não indígenas, na região de fronteira interestadual entre o Maranhão e o Tocantins, nas áreas adjacentes aos rios Tocantins, Farinha, Alto-Itapecuru, Parnaíba, Perdido e Sono. Dentro desta área, durante 200 anos os Krahõ vêm sendo submetido a um processo de desterritorialização e reterritorialização constante.

Palavras-chave: Povo Ktahô. Saberes Tradicionais Krahô. Educação Física Indígena Bilíngue e Intercultural.


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