ESTATATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO: OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACIT EM PERSPECTIVA

Marcelo José de Souza MELO, Jairo Roberto Mendonca LYRA, Jayrson Sousa PARANÁ, Alison Carlos da Paixao REIS, Lucyano Campos MARTINS

Resumo


Neste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa com acadêmicos do Curso de Administração da
Faculdade de Ciências do Tocantins FACIT. A pesquisa foi realizada por alunos da terceira turma do Curso, sob
orientação do Professor Marcelo José de Souza. O objetivo foi identificar o perfil dos discentes do Curso, no que
diz respeito às turmas e aos estudantes que nelas estão matriculados. Buscou-se, também, levar os discentes a
refletirem acerca da importância do trabalho em equipe, notadamente quando se deparam com as idiossincrasias
de uma atividade com dados estatísticos complexos. A pesquisa se apresenta como quantiqualitativa, isto é,
qualitativa e quantitativa respectivamente. As categorias teóricas para análise e discussão dos dados abrangem
Estatística, Administração, Estatística Aplicada à Administração, Estudantes de Administração, Curso de
Administração. O intuito foi aplicar a teoria da estatística para criar e analisar modelos de previsão baseados em
dados amostrais. Foram apresentados modelos para comparação de populações e modelos de regressão e
previsão quando os alunos utilizaram softwares estatísticos para desenvolver e analisar tais modelos. Os
resultados infirmam que os estudantes, tanto os que aplicaram o questionário, quanto os que responderam, são
agentes de sua própria formação, sem desconsiderar a orientação e o apoio dos professores.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Severina Alves de. Etnossociolinguística e Letramentos: Contribuições para um Currículo Bilíngue e Intercultural Indígena Apinajé. Tese de Doutorado. Orientador; Rosineide Magalhães De Sousa. -- Brasília, 2015. 358 p.

ALMEIDA, Severina Alves de. Formação de Professores na perspectiva Intercultural. No prelo. 2016.

FALCO, Javert Guimarães. Estatística aplicada. Cuiabá: EdUFMT; Curitiba: UFPR, 2008. 92p.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Universidade de Brasília. Psicologia Teoria e Pesquisa. Acesso 22-Ago-2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210.

MORIN, Edgar. (Dir.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flavia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PEÑALOZA, Verónica; BASTOS, Adriana Teixeira. O perfil dos alunos do curso de Administração, sob a perspectiva empreendedora. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo. Disponível: nupps.usp.br/downloads/docs/dt0504.pdf. Acesso em: 11-fev-2016.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertação e Estudos de Caso. 2a edição. São Paulo: Atlas, 1999.

TOREZANI, Walquiria. Apostila de Estatística I. Faculdade Univila Curso De

Administração. 2004. Diponível: www.ifba.edu.br. Acesso em: 11-fev-2016.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 4a Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281