ENSINO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA E ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS

Helena Mendes da Silva LIMA, Mara Cristina da Silva OLIVEIRA

Resumo


O presente artigo é resultado do aprofundamento nos estudos de Ensino de Geografia da África e Estudos Étnico-raciais, sobre mitos e preconceitos de toda espécie ocultaram ao mundo verdadeira realidade do continente Africano, por muito tempo essa sociedades africanas sofreram preconceito diversos como: na formação de sociedade desde questões econômica, social e cultural sendo submetida à outra cultura que desvalorizar manifestação socio econômico já existente no seu território, no princípio do estudo teve momento reflexões de teóricas e presença de convidados que debateu a importância da confirmação da ausência e desinformação a lei 10.639/03 e também da população afrodecente no que se refere ao continente africano continua sendo uma barreira estrutural para ensino de geografia sobre da África desconhecida.

Palavras-chave: Políticas afirmativas. Étnico-racial. Lei 10.639/03. Ensino da África.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. (2003). Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade. Balanço da ação do MEC para a implementação da lei 10.639

______. Câmara Municipal de Porto Nacional. LEI N°1963, De 19 de Novembro de 2008. Disponível em: https://sapl.portonacional.to.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/2008 integral.pdf.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2013.

GOMES, L.N. (2011). Diversidade Étnico-Racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, 01, 109- 121.

MILLER, Joseph C. A dimensão histórica da África no Atlântico: açúcar, escravos e plantações. In: (Org.) MOURÃO, Fernando A. A; et al. A dimensão atlântica da África. São Paulo: CEA-USP/SDG-Marinha/CAPES, 1996.

SANTOS, Milton. Uma terra tratada a ferro e cobiça. In: O País distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. Organização, apresentação, notas de Wagner da Costa Ribeiro; ensaio Carlos Walter Porto Gonçalves. São Paulo: Publifolha, 2002. 221 p.

SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da lei 10.639. In: SANTOS, Renato Emerson dos (Org.). Diversidade, espaço e relações sociais: o negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 203 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281