A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM JUNTO AO PACIENTE PORTADOR DE ANEMIA FALCIFORME

Katiuscia Nascimento Borges BARBOSA, Raylton Aparecido Nascimento SILVA, Ruhena Kelber Abrão FERREIRA, Thiago Oliveira Sabino LIMA

Resumo


INTRODUÇÃO: A doença falciforme é caracterizada pela mutação das hemoglobinas, tornando-a com formato de foice. Essa patologia é um dos agravos que apresentam um desafio muito grande para a saúde pública. Tal fato ocorre porque, ela desencadeia uma série de sintomas e não há uma cura para a mesma. A equipe de enfermagem tem papel fundamental, pois atua frente a esses indivíduos em todos os níveis de atenção, podendo ajuda-los a ter uma vida melhor. OBJETIVO: Descrever a atuação da enfermagem frente ao manejo dessa patologia. MÉTODO: Trata-se de uma revisão narrativa, que foi realizada nas bases de dados SciELO, LILACS, PUBMED, BVS e BIREME, utilizando os descritores “anemia falciforme”, “cuidados de enfermagem” e “qualidade de vida”, para a seleção dos artigos, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Pela restrição da pesquisa ao idioma português, a pesquisa não resultou em uma grande quantidade de artigos. No entanto, desses encontrados foram selecionados dez para elaboração dos resultados e discussões. Foi possível verificar nesses artigos a alta prevalência da doença falciforme sobre a população afrodescendente que possui uma maior probabilidade de possuir o traço falcêmico. Nesse sentido, a enfermagem atua orientando essas pessoas no planejamento familiar, para que possa sanar todas as dúvidas, também, na triagem neonatal, identificando e tratando crianças com a doença falciforme, e, instruindo a sua família sobre como identificar e prevenir novos agravos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pesquisas sobre a doença falciforme se fazem necessárias, especialmente aquelas que visem à cura definitiva da doença. Por enquanto, a equipe de enfermagem deve manter-se atenta, de modo a atender seus pacientes de maneira integral, respeitando suas crenças e costumes, de modo a aplicar seu conhecimento teórico-cientifico a favor da promoção saúde e prevenção de crises.

Palavras-chave: Anemia Falciforme; Cuidados de Enfermagem; Qualidade de Vida.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Manual de

diagnóstico e tratamento de doenças falciformes. Brasília: ANVISA: 2002. Acesso em 07 de Abril de 2021. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anvisa diagnostico.pdf>.

AMARAL, J.L. et al. Perfil sociodemográfico, econômico e de saúde de adultos com doença falciforme. Rev Rene. 2015 maio-jun; 16(3):296-305. Acesso em 16 de outubro de 2021. Disponível em: .

ARAÚJO, L.S., et al. Estratégias e intervenções educativas de enfermagem para o autocuidado de pessoas com doença falciforme. Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte. v.7, n. 2, p. 01-215 jul./dez. 2019. Acesso em 15 de Abril de 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/

article/download/19289/16348/>.

BOTELHO, L.L.R.; CUNHA, C.C.A; & MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade · Belo Horizonte · Volume 5· Número 11· p.121-136· Maio/Agosto 2011. Disponível em: . Acesso em 5 de Junho de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de Saúde Bucal na Doença Falciforme. Brasília, DF, 2007. Acesso em 11 de Abril de 2020. Disponível em: < https://www.nupad.medicina.ufmg.br/wpcontent/uploads/2016/12/

manual_sb_doenca_falciforme_2007.pdf>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Doença Falciforme: enfermagem nas urgências e emergências: a arte de cuidar. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Acesso em 22 de Abril de 2021. Disponível em: < http://biblioteca.cofen.gov.br/ doenca-falciformeenfermagem-nas-urgencias-e-emergencias-a-arte-de-cuidar/>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Doença falciforme: diretrizes básicas da linha de cuidado. Brasília, DF, 2015. Acesso em 22 de Fevereiro de 2021. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doenca_falciforme_diretrizes_basicas_linha_cuidado.pdf>.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281