PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM EAD

Marcelo Molina Mari, Vagner Cavalcanti Ribeiro, Jayrson Sousa Paraná, Elizeu José dos Santos, Marcelo José de Sousa Melo

Resumo


A autoavaliação institucional é, historicamente, relevante para a melhoria e avaliação das instituições de ensino superior no Brasil. Seus resultados ajudam orientar tanto os processos de gestão, quanto o acompanhamento da qualidade do sistema de ensino superior pelo estado. Este trabalho busca, com apoio de referencial teórico e de um levantamento de dados do tipo survey, propor um instrumento de coleta de dados (questionário) confiável para autoavaliação institucional no contexto da educação a distância. A confiabilidade do instrumento de coleta de dados desenvolvido foi avaliada através do cálculo do coeficiente α de cronbach após uma aplicação piloto. Ainda com objetivo de investigar possíveis correlações entre as variáveis estudadas, o coeficiente de correlação de PEARSON foi calculado para os dados coletados na aplicação piloto. Dessa forma foi possível, obter um instrumento com alto grau de confiabilidade e identificar possíveis correlações entre algumas das variáveis estudadas. Por fim, também foi possível sugerir estudos complementares.


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JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281