A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO COMBATE A OBESIDADE

Thécia Vitória Mariano BORGES, Talita Maria Machado de FREITAS

Resumo


A obesidade se trata de um grave problema de saúde física devido ao acúmulo de gordura no organismo. No entanto, se trata também de um problema de saúde mental no qual pode interferir na saúde de um modo geral do indivíduo. A partir do momento que há um grande índice de indivíduos nessa mesma situação, o problema passa a ser de saúde pública onde a sociedade precisa tomar cuidado com a situação. Em contrapartida, a psicologia dispõe de mecanismos e ferramentas terapêuticas, cujo quais podem auxiliar o indivíduo na luta contra esse mal, ajudando tanto no processo de redução de peso como nas condições de auto aceitação da pessoa. A partir de então, a luta contra a obesidade passa por vários cenários, desde as complicações no processo até a conclusão e alcance dos objetivos. Este trabalho se trata de um artigo de revisão de literatura. Foi elaborado com base em artigos já publicados em periódicos de relevância.

Palavras-chaves: Obesidade. Psicologia. Terapia.


Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, L. A. Índice de massa corporal (massa corporal.estatura-2) como indicador do estado nutricional de adultos: revisão da literatura. Ver. Saúde públ., São Paulo, v. 26, n. 6. p. 431, 1992.

ANJOS, L. A. Obesidade e saúde pública [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006. Temas em saúde Collection. 100 p. ISBN 978-85-7541-344-9.

BATISTA FILHO M, RISSIN A. Nutritional transition in Brazil: geographic and temporal trends. Cad Saúde Pública, São Paulo, v. 19, n.1, p. 181-191, 2003.

BRASIL. MS. Brasileiros que atingem maior índice de obesidade nos últimos 13 anos. Disponível em . Acesso em 04 de maio de 2020.

BRASIL. MS. Consumo abusivo de álcool aumenta. Disponível em:

. Acesso em 03 de junho de 2020.

DEVLIN, M. J, FISCHER, S. E. Treatment of binge eating disorder. In: Wonderlich S, Mitchell J, de Zwaan M.; Steiger, H. Editors: Eating disorders review. Part 1. Oxford Radcliffe Publishing, 2005. pp. 27–41.

DUCHESNE, Mônica et al. Evidências sobre a terapia cognitivo-comportamental no tratamento de obesos com transtorno da compulsão alimentar periódica. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 80-92, abr. 2007 . Disponível em:

&lng=en&n rm=iso>. Acesso em 03 de junho de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281