O PROCESSO DE ARRECADAÇÃO DAS TERRAS DEVOLUTAS DA UNIÃO NO LUGAR DENOMINADO “GLEBA BOA ESPERANÇA ITAPARICA”

James da Silva BRAGA, Gabriela Pitombeira Sousa

Resumo


O trabalho em questão é uma análise sobre o processo de arrecadação das terras devolutas da união no município de Babaçulândia - TO, no lugar que era denominado “Fazenda Boa Esperança”, até o início da década 1980, e que quatro anos depois foi denominada “Gleba Boa Esperança Itaparica”. As terras devolutas, são particularidade do Direito Fundiário e Agrário Brasileiro, são terras públicas que no passado foram cedidas a particulares e devolvidas ao Estado por não terem sido aproveitadas. A pesquisa metodológica se baseou na realização de pesquisas documentais e doutrinárias, precedentes legislativos, jurisprudência, Leis e Decretos, dissertações e artigos a respeito da discriminação de terras devolutas, seguido de uma análise das correntes doutrinárias e jurisprudenciais, ampliando assim a visão sobre o tema em questão. Verifica-se que, as leis supracitadas prever a formação e organização dos espaços rurais num dado momento no país, passam a obedecer às diretrizes do Capitalismo selvagem atendendo aos interesses de grandes grupos e corporações instaladas no país nas últimas quatro décadas, espaços no campo que antes se dava simplesmente voltada para produção voltada para a própria região, mas no momento contemporâneo é pensado de forma Global.

Palavras-chave: Arrecadação de terras devolutas. Regularização fundiária. Função social da propriedade.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. INCRA. Sistema Nacional de Cadastro Rural – disponível em:

http://www.incra.gov.br/tree/info/file/10018. Acesso em 26 de maio de 2018.

CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade Civil do Estado, 4ª ED. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo. 2014.

CAVALCANTE, José Luiz. A Lei de Terra de 1850 e a Reafirmação do Poder Básico do Estado sobre a Terra. Revista Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo do Estado. São Paulo. Edição nº 2, Ano 1, junho. 2005. Pag. 2. Disponível em: 5822. Acesso em 09 de novembro de 2021.

COIMBRA, Joaquim Ferreira. Citação verbal - Registro de Torrens. 2019.

DI BENEDETTO, Roberto. Formação histórica do instituto jurídico da propriedade no Brasil do século XIX. Curitiba (dissertação de mestrado – UFPR, 2002), págs. 27/29. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanela. Direito Administrativo. 25 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

______. Direito Administrativo. 27 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

DIAS BENTO, João Felipe Borges. Alguns Dias dos Dias. Filadelfia - TO (Livro, 2002), págs. 57/58.

FARIA, Sheila de Castro, verbete “Sesmarias” “in” VAINFAS, Ronaldo (org). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: objetiva, 2000, págs. 529/531.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281