A PRIVATIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS BRASILEIROS E SEUS IMPACTOS NA RESSOCIALIZAÇÃO DO REEDUCANDO

Thyago Sales RESPLANDES, Ítalo Danyel Amorim Gonçalves dos SANTOS

Resumo


O presente trabalho analisa os aspectos da privatização dos presídios brasileiros levando em consideração a ressocialização do reeducando, tendo por base os locais que foram implementados presídios privados de modo que possamos analisar grau de satisfatoriedade levando em consideração dados comprobatórios. O objetivo é analisar se com a entrada de empresas privadas no sistema carcerário houve uma diminuição no cometimento de crimes e mortes dentro do sistema carcerário brasileiro, levando em consideração o modelo de privatização inglês. Não obstante a isso, é abordada também A situação carcerária que é uma das questões mais complexas da realidade social brasileira. Nesse cenário, irei retratar do superencarceramento na atual fase de crise carcerária, ao expor o dilema entre as instituições prisionais reconhecendo a alteridade em conflito com o discurso universal, tornando as questões relacionadas à ressocialização como finalidade da pena, finalidade esta que é reeducar os presos. Foi verificado nesse presente estudo o interesse do Estado em privatizar os presídios brasileiros, adotando o discurso de “baixo custo e alta segurança”, uma vez que irá abrir mão do controle “indisponível” constitucional em prol da iniciativa privada. Essa omissão reforça o paradoxo nos direitos humanos, de forma que desvaloriza o sujeito, a reincidência nos delitos, de modo que a mercantilização do indivíduo preso, sendo evidente a alocação do capital das empresas frente à vida desumana no cárcere na sociedade do espetáculo.

Palavras-chave: Privatização de presídios. Ressocialização. Reeducando.


Texto completo:

PDF

Referências


MASSON, Cleber. Direito Penal – vol. 1 – 11.º ed. rev., atual. e ampl. – Rio de janeiro; São Paulo: MÉTODO, 2017.

FOUCALT, Michel. F86v Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. 25ª ed., rev. e atual. São Paulo: editora Atlas, 2007.

MARTINS, Sergio Pinto. Instituições de Direito Público e Privado - 7ª Ed. 2007.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 145.

MACHADO, Ricardo. Privatização (gestão privada) ou co-gestão do sistema penitenciário brasileiro ?Brasília: Instituto Teotônio Vilela, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281