A EFICÁCIA NA GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO COMO ELEMENTO DE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO

Klelma Correia LEITE, Agenor Neto Cabral da CRUZ

Resumo


Objetiva-se neste trabalho, através do estudo de caso, mostrar a importância do capital de giro como elemento de sustentabilidade na empresa. Relata-se sobre a administração financeira, bem como seus objetivos e funções. Aborda-se também acerca da historicidade do capital de giro, apresentando diversos conceitos na visão de vários autores. Em seguida, faz-se um breve relato sobre o ciclo operacional e sobre o conflito risco-retorno na administração do capital de giro, assim como do financiamento do ativo circulante, do equilíbrio financeiro e ainda sobre as necessidades normais e adicionais do capital de giro. Apresenta-se o resultado do estudo de caso sobre o capital de giro como instrumento de coleta de dados para uma fundamentação pratica da teoria abordada. Conclui-se o trabalho com uma proposta de conscientização acerca da importância do capital de giro para uma empresa que quer permanecer no mercado, contribuindo sobremaneira para a eficácia organizacional, mostrando que o capital de giro é fundamental para a consecução dos objetivos da administração financeira.

Palavras-chave: Administração financeira. Capital de giro. Ciclo operacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSAF NETO, A. Gestão financeira: o capital de giro necessário. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

BÓRNIA, A. C. Análise gerencial do capital de giro em empresas modernas. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2020.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas/ Luiz 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Avaliação de desempenho. - 3. ed. – Rio Janeiro: Elsevier, 2017.

FERREIRA, Eliseu do Carmo. A gestão eficiente do capital de giro e sua importância. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GASTALDI, J. Petrelli, Elementos da composição do capital de giro no plano de negócio empresarial. 8ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

GITMAN, L. J. Princípios da gestão financeira. 10ª ed. – São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2018.

GONÇALVES, Ernesto Lima. Gestão empresarial: administrando o capital de giro moderno. São Paulo: Saraiva, 2016.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MARTINS, Domingos dos Santos. Administração financeira: as complicações da carência do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2017.

MORAES, Ornélio Dias de. Plano de negócio empresarial: planejamento estratégico na formação do capital de giro. Caxias do Sul: Educs, 2019.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 6ª.ed. São Paulo: Atlas, 2018.

SALU, Ênio Jorge. Administração Financeira geral. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2017.

TOSCANO JUNIOR, Luis Carlos. Guia para a gestão do capital de giro em empresas familiares. São Paulo: EI- Edições Inteligentes, 2016.

VECINA, Gonzalo Neta. Gestão em saúde: uma abordagem sobre as contas imediatas do capital de giro empresarial. Ed. 4ª Rio de Janeiro: Koogan, 2020.

WERNKE, R. Análise da constituição do capital de giro empresarial: (ênfase em aplicações e casos nacionais). São Paulo: Saraiva, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281