A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS POR DANOS SOFRIDOS NO GOLPE DO PIX

Ana Jasmim Barbosa da SILVA SILVA, Pollyanna Marinho Medeiros CEREWUTA

Resumo


O presente artigo aborda a responsabilidade civil das instituições bancárias por danos sofridos pelas vítimas no golpe do PIX, cujo objetivo é demonstrar as nuances da responsabilidade civil aplicada às fraudes envolvendo o PIX, tendo em vista a constante ocorrência das fraudes e a possibilidade de responsabilização das instituições bancárias. O estudo foi desenvolvido com uso da metodologia exploratória, com a finalidade de esclarecer, desenvolver ou até mesmo modificar conceitos e ideia, através da análise de documentos, relatos de casos reais e decisões jurídicas e tendo como método de pesquisa o hipotético-dedutivo. Para tanto, fez-se uma discussão acerca do Golpe do PIX, seguida de uma análise sobre o estelionato virtual e por fim a responsabilização objetiva nessa modalidade de fraude. Com isso, foi constatado que diariamente os tribunais têm se posicionado a considerar interpretações sobre a temática, mas que se trata ainda de uma questão recente, que vem evoluindo nos últimos anos, proporcionando maior segurança jurídica no ordenamento jurídico brasileiro no sentido de aplicar a responsabilização às instituições bancárias pela ocorrência do golpe do PIX.

Palavras-chave: Crimes cibernéticos. Estelionato virtual. Golpe do PIX. Responsabilidade civil objetiva.


Texto completo:

PDF

Referências


BANCO CENTRAL DO BRASIL. Sistema de Pagamentos Brasileiro. Gov.br. 2021. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix. Acesso em: 11 out. 2022.

BASTA, A. BASTA, N. BROWN, M. Segurança de Computadores e teste de invasão. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

BLANCO, K. Banco é responsabilizado no caso de Golpe do PIX. 2022. Disponível em: 14 out. 2022.

BRANCO, D. C. Golpes no Pix: veja como funcionam as duas principais abordagens dos criminosos. 2021.

BRASIL. Decreto Lei nº 2.848, de 7 dezembro de 1940. Código Penal. Brasília: Presidência da República, 1940. Disponível em:http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 8078 de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis

/l8078compilado.htm. Acesso em: 14 out. 2022.

BRASIL. Lei complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001. Dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp105.htm. Acesso em: 7 nov. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281