UNIÃO HOMOAFETIVA: UM NOVO CONCEITO DE FAMÍLIA
Resumo
O presente artigo através de um estudo bibliográfico e documental tem como escopo abordar sobre a união de pessoas do mesmo sexo como um novo conceito de família que nos últimos anos tem sido discutido entre sociedade e igrejas. Para tanto, objetiva-se com a realização deste fazer uma análise no tocante ao afeto que casais do mesmo sexo sentem um pelo outro, tendo em vista que os mesmo sofrem diariamente preconceitos e repúdio social, assim como evidenciar que toda pessoa tem o direito de se relacionar afetuosamente com quem escolher, independentemente de opção sexual. E que no atual Estado Democrático de Direito não é aceitável, mesmo que de forma oculta a discriminação por qualquer motivo. E tampouco os conceitos morais, éticos e religiosos não devem interferir na aplicação da justiça. A união entre pessoas do mesmo sexo, apesar de estar ganhando
reconhecimento, sofre muito preconceito e discriminação perante a sociedade, no qual sua própria legislação não a inclui como entidade familiar.
Palavras-chave: Afeto. Direito. Justiça. Preconceito. Sociedade.
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, Gisele Oliveira. CNN: BRASIL REGISTRA MAIS DE 2,1 MIL UNIÕES HOMOAFETIVAS EM 2021. CNN, 2021. Disponível em:
. Acessado em: 02 de outubro de 2022.
BRASIL. Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2016.
BRITO, Ayres. Superior Tribunal Federal. Ação Direta de
Inconstitucionalidade(Med.Liminar) 4277-7. https://www.jusbrasil.com.br
/jurisprudencia/busca. Acessado em 02 de outubro de 2022.
DIAS, Maria Berenice. Conversando Sobre Homoafetividade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
DIAS, Maria Berenice, Manual de Direito das Famílias. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
DIAS, Maria Berenice. União Homossexual: o preconceito e a justiça. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. DINIZ, M. H. Código Civil anotado. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 6.
DIAS, Maria Berenice; FREDICO, Camila Paese; NOVAES Rosângela. Direito e multiplicidade: as novas cores do ordenamento jurídico brasileiro. Bento Gonçalves, RS: Associação Refletindo o Direito, 2015, p. 196.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281