ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: A HISTÓRIA DAS IDEIAS DA AMPLIAÇÃO DO TEMPO NA ESCOLA – ASPECTOS GERAIS E NO BRASIL

Maria Martins de MOURA

Resumo


A Educação Integral só pode ser compreendida a partir de uma análise das desigualdades sociais, sobretudo no problema da distribuição de renda e a extrema pobreza. Na análise em questão, o Brasil ainda sofre com a intensa questão desigual de sua população fazendo com que as políticas públicas necessitem ser incisivas no campo de educação. É inegável que a vulnerabilidade e risco social contribuem para o baixo rendimento escolar e a consequência direta é a defasagem, a reprovação e a evasão. Diante dessa compreensão, o artigo tem como objetivo analisar a escola de tempo integral a partir da história das ideias que nortearam a ampliação da escola de tempo integral no contexto geral e no Brasil. Por isso, a pesquisa utilizou uma metodologia bibliográfica para facilitar a discussão e tendo como base os especialistas nessa modalidade de ensino, que deve contemplar não somente horas estabelecidas na escola, mas uma educação que possa enfocar a formação integral dos alunos.


Palavras-chave: Educação integral. Desigualdade social. Formação integral. Tempo na escola.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel Gonzáles. O direito ao tempo de escola. Cadernos de Pesquisa, n. 65, p. 3-10, 1988.

BORDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRANDAO, Zaia. A escola de 1° grau em tempo integral: "as lições da prática". Educação &Sociedade, Campinas, v. 18, n. 36, p. 126-129, abr. 2009.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Informe estatístico da educação: evolução recente das estatísticas da educação básica no Brasil. Brasília, DF: MEC/INEP/SEEC, 1998.

______, Ministério da Educação e Cultura. Texto referência para o debate nacional. Série Mais Educação. Educação Integral, MEC, 2009.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Escola como Extensão da Família ou Família como Extensão da Escola? o dever de casa e as relações família-escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 94-104, jan./abr. 2004.

CASTRO, Rogério Cunha de. Instrução integral: uma ferramenta dos trabalhadores. São Paulo: Faísca Publicações Libertárias; Brasília: SINASEFE; Rio de Janeiro: SINDSCOPE, 2010.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. A educação integral na obra de Anísio Teixeira. In: Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, 9, 2007, Rio de Janeiro. [Anais...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281