PBL, TBL E ABP NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA

Carlos Eduardo Guerra Cunha SOUSA

Resumo


O ensino ocorre ao longo da vida inteira de um indivíduo, construindo um processo de educação permanente. Para uma boa formação é necessário que se aprenda a conhecer, aprenda a fazer, aprenda a conviver e aprenda a ser. Diante disso, desenvolvem-se métodos novos de ensino. Nessas metodologias, os educandos executam atividades que necessitam de reflexão de ideias e desenvolvimento da competência de emprega-las. Objetivo: O presente estudo tem como finalidade analisar os avanços nos meios de ensinoaprendizagem,
expor os principais conceitos, métodos e ferramentas das denominadas
metodologias ativas e destacar sua aplicação na formação de trabalhadores da saúde, visando a orientação de educadores. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura por meio de busca online na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, e PubMed. Resultados: Atualmente, há diversos mecanismos de ensino aprendizagem que são capazes de possibilitar uma aprendizagem efetiva e afetiva. Desta maneira, quaisquer formas de aprendizagem colaborativa ou/e ativa, centradas nos acadêmicos, sendo técnicas de ensino construtivistas, cumprem a esse objetivo. São exemplos de metodologias ativas a Aprendizagem Baseada em Problemas -PBL (ProblemBased Learning), Aprendizagem Baseada em Equipe - TBL (Team BasedLearning) e Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP (Project Based Learning). Conclusões: Apesar das dificuldades encontradas na atual conjuntura educacional brasileira, a aprendizagem ativa possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos, quando ministrada com maestria.Profissionais da saúde, educados nesse método,são mais críticos e independentes.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa. Ensino. Educação superior. Aprendizagem baseada em problemas. Educação em saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: revisão integrativa. Sanare Sobral. 2016; 15(2): 145-3.

Farias PAM, Martini ALAR, Cristo CS. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015; 39 (1): 143 – 58.

Michael J.Where’stheevidencethatactivelearningworks? Adv Physiol Educ. 2006;30:159–67.

Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo. 2000;14(2):3-11.4

Delors J, organizer. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.96 th ed. Brasília: Unesco; 2010.

Feuerwerker LCM. Educação dos profissionais de Saúde hoje problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Revista da ABENO. 2003; 3(1): 24-7.

Savin-Baden M. Problem-based Learning in Higher Education: Untold Stories. The Society for Research into Higher Education & Open University Press.1st ed. Philadelphia: SRHE; 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281