A FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Maria Martins de MOURA

Resumo


Sabe-se que literatura infantil é capaz de desenvolver o pensamento e a aprendizagem e também lhe dá a oportunidade de aprender de forma autônoma. A partir desta percepção esta pesquisa analisa a formação de leitores por meio da literatura infantil na escola de tempo integral, mostrando assim, que a literatura infantil é importante em atuar de forma a subsidiar o aprendizado da leitura e escrita na educação infantil, de maneira que incentive a educação e o desenvolvimento da psique tanto em seu contexto biológico como psicológico e social. Por meio do recurso da literatura infantil na educação integral os professores têm oportunidades de exibir a necessidade e o desejo autêntico por uma explicação, questionando ou comentando as buscas e interações das crianças de forma que elas possam ser incentivadas a pensar sobre suas ações. Na pesquisa foi realizado uma revisão de cunho bibliográfico para se ter maior clareza acerca da temática, utilizando assim, fontes primarias e secundarias que fundamentaram a pesquisa.

Palavras-chave: Literatura infantil. Formação de leitores. Escola de tempo integral.Leitura e escrita.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,1993.

______. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. 4ª ed., São Paulo: Scipione, 1997.

ALMEIDA, Fernando José de. Folha Explica Paulo Freire. São Paulo: Editora Publifolha, 2009.

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para a sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968.

AZEVEDO, F. Estudos literários para a infância e fomento da competência literácita. In G. S. de Carvalho [et al.] (Org), Saberes e práticas na formação de professores e educadores, 2003.

BALDI, E. Leitura nas séries iniciais: Uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Ed. Projeto, 2009.

CERRILLO, P. Loliterario y lo infantil: concepto y caracterización de la literatura infantil. In P. Cerrillo, & J. G. Padrino (Orgs.), La literatura infantil enelsiglo XXI (pp. 79- 94). Cuenca: Ediciones de la Univ. Castillla-La Mancha, 2001.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia: Noções básicas em pesquisa científica. 6. Ed. São Paulo: Saraiva, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281