PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: OS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO BRASIL E A AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE À GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO

Severina Alves de Almeida, Rosineide Magalhães de Sousa, Ângela Maria Silva, Jeane Alves de Almeida, Alexandra Cristina Andrade

Resumo


Historicamente a educação brasileira enfrenta períodos cíclicos entre uma e outra ação do poder público, sendo a educação do campo a mais vulnerável. Evidente está que não é por falta de alternativas que o analfabetismo impera ruidosamente silencioso, mesmo que seja com uma nova terminologia como é o caso do “analfabetismo funcional”. Nesse cenário surge a Pedagogia da Alternância, uma proposta pedagógica diferente de tudo que se propaga através das instâncias governamentais, mas, conforme pudemos constatar ao longo deste trabalho apresenta-se impregnada de utopia e esperança, pressupostos caros para aqueles que se encontram comprometidos com um Brasil mais humano. Assim, ancorados por teóricos como João Batista Pereira de Queiroz e Lourdes Helena da Silva, dentre outros não menos importantes, discorremos sobre a importância dos Centros Familiares de Formação por Alternância no contexto da globalização. Entendemos, assim, que um dos mais sérios desafios que se apresentam nessa arena de lutas é produzir um conhecimento capaz de despertar nos homens e mulheres do campo a consciência crítica para entender, por exemplo, que os “Cinturões verdes” e sua monocultura exportadora, constituem-se como fatores de desagregação e exclusão social. Ademais, a alternância dessa modalidade pedagógica possibilita uma educação integral (holística), fruto da criação (autopoiese) de seus interlocutores, aproximando-se daquilo que o eterno Mestre Paulo Freire idealizou, ou seja, uma educação que transforma seres inacabados em cidadãos plenamente emancipados.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Isaias da Glória de. Sustentabilidade Econômica dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Brasil. In: QUEIROZ, João Batista de. SILVA, Virgínia Costa e. PACHECO, Zuleika (Org). Pedagogia da Alternância Construindo a Educação do Campo. Goiânia: Editora Universa, 2006.

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Comunicação, Amorosidade e Autopoiese. 2006. Disponível na internet: www.ufrgs.com.br Acesso dia 26/06/2006.

CREMA, Roberto. Indução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.

DELLORES, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2000.

DIAS, Regina Arruda. Pedagogia da Alternância: Uma Nova Perspectiva para a educação do Campo. In: QUEIROZ, João Batista de. SILVA, Virgínia Costa e. PACHECO, Zuleika (Org). Pedagogia da Alternância Construindo a Educação do Campo. Goiânia: Editora Universa, 2006.

FAGUNDÉZ, Paulo Roney Ávila. O holismo e a garantia dos direitos fundamentais. Disponível na internet: www.holismo.com.br Acesso dia 26/06/2006.

FILHO, Antonio Viana et. all. Escola Família Agrícola de Goiás e Universidade Católica de Goiás: Uma Parceria em Construção. In: QUEIROZ, João Batista de. SILVA, Virgínia Costa e. PACHECO, Zuleika (Org). Pedagogia da Alternância Construindo a Educação do Campo. Goiânia: Editora Universa, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e terra, 1997.

GADOTTI, Moacir.O Projeto da Escola Cidadã como alternativa ao Projeto Neoliberal Educar para e pela cidadania. 2000. Disponível http///www.paulofreire.org. Acesso dia 08/12/2006.

JESUS, José Novais de. Escola Família Agrícola: Uma Proposta de Educação em Desenvolvimento no Campo e do Campo. In: QUEIROZ, João Batista de. SILVA, Virgínia Costa e. PACHECO, Zuleika (Org). Pedagogia da Alternância Construindo a Educação do Campo. Goiânia: Editora Universa, 2006.

LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: Urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

MATURANA, Humberto, VARELA, Francisco. De máquinas e seres vivos – autopoiese – a organização do vivo. 3. ed. Porto Alwegre: Belas Artes, 1997.

PEREIRA, Deusina Ribeiro dos Reis. Educação e Família: Uma Relação Associativa na Formação do Jovem da Escola da Pedagogia. In: QUEIROZ, João Batista de. SILVA, Virgínia Costa e. PACHECO, Zuleika (Org). Pedagogia da Alternância Construindo a Educação do Campo. Goiânia: Editora Universa, 2006.

QUEIROZ, João Batista Pereira de. Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFAs): Origem e Expansão no Mundo, no Brasil e no Centro Oeste. In: QUEIROZ, João Batista de. SILVA, Virgínia Costa e. PACHECO, Zuleika (Org). Pedagogia da Alternância Construindo a Educação do Campo. Goiânia: Editora Universa, 2006.

RANGEL, Mary; DO CARMO, Rosângela Branca. Da educação rural à educação do campo: revisão crítica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 205-214, jul./dez. 2011. http://www.revistas.uneb.br/ Acesso em 27-Dez-2014.

SILVA, Lourdes Helena da. As Experiências de Formação de Jovens do Campo: Alternância ou Alternâncias? Viçosa: Editora UFV, 2003.

WEIL, Pierre. Organizações e tecnologias para o terceiro milênio – nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Ed. Rosa dos Tempos, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281