A NÃO MATERNIDADE COMO POSSÍVEL FATOR DE ESTIGMATIZAÇÃO SOCIAL DA MULHER

Lorena Reinaldo da SILVA, Eduardo Fagner Machado de PINHO, Jordana Carmo de SOUSA

Resumo


Na contemporaneidade, algumas mulheres têm se posicionado frente à escolha pela não maternidade, produzindo novas formas de subjetivação. Esse fenômeno possibilita o questionamento quanto à construção da identidade feminina subordinado à maternidade. Para tanto não se pretende esgotar as possibilidades de pesquisa com este trabalho. Por esse viés, este artigo busca compreender, se no contexto contemporâneo as mulheres não mães sofrem estigmatização, adentrando nos contextos sócio-histórico-cultural a construção do ser mãe; além de se propor a investigar as possíveis representações sobre a feminilidade e a relação com a maternidade. Diante disso, verificou-se a ocorrência da maternidade como resultante dos discursos sociais e científicos. E por fim a estigmatização posto ao desejo de não ocupar o papel de mãe. Realizou-se, então uma pesquisa de cunho bibliográfico, de abordagem qualitativa e descritiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTUNI, P. S. Mãe é mãe: discursos contemporâneos na blogosfera materna. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2015, 80p. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

ALMEIDA, A. M. M. D. Feminilidade – caminho de subjetivação. Belo Horizonte, Estudos de Psicanálise, no.38, 2012.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BADINTER, E. O conflito: a mulher e a mãe. Rio de Janeiro, Record, 2011.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo – a experiência vivida; tradução de Sérgio Millet. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.

BENVENISTE, E. Estrutura das relações de pessoa no verbo. In: Problemas de Linguística Geral I. 3 ed. São Paulo: Pontes, 1991.

BIRMAN, J. Cartografias do Feminino. 1. ed. São Paulo, Editora 34,1999.

BRAGA, R. C.; MIRANDA, L. H. d. A.; CORREIO, J. d. P. C. V. Para além da maternidade: As configurações do desejo na mulher contemporânea. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, p. 523 - 540, 12 set. 2018.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARELLI, J. H. O desejo do feminino de não maternidade. Caxias do Sul – Universidade de Caxias do Sul, 2019, 15p. Monografia - Universidade de Caxias do Sul.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281