O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIOR E OS MÉTODOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

Murillo Rodrigues MOTA, Ítalo Danyel Amorim Gonçalves Dos SANTOS

Resumo


O trabalho tem como premissa realizar uma análise dos meios alternativos de resolução de conflitos nas relações consumeristas por meio da atuação dos órgãos de proteção e defesa do consumidor, com ênfase na prestação de serviços do PROCON, órgão estadual que atua no âmbito administrativo, também explicar a diferença existente entre a vulnerabilidade e a hipossuficiência do consumidor em relação ao fornecedor. Ressaltando assim, a necessidade de buscar uma intervenção de terceiro com o intuito de sanar o problema apresentado. Buscou-se ainda, ressaltar os métodos alternativos de composição de conflitos, a conciliação, a mediação e a arbitragem e quais as distinções entre estes, passando pela breve apresentação do contexto histórico e dos motivos pelos quais surgiram no ordenamento jurídico brasileiro e as suas ramificações atuais, tecendo questões sobre sua aplicação ao Direito do Consumidor e como ocorreu a evolução deste em prol do Código de Defesa do Consumidor. Evidenciou também, os benefícios de defesa ao consumidor gerados em favor da sociedade e do indivíduo que pleiteia por uma composição extrajudicial com a aplicação do CDC, quando efetuados de forma adequada ao caso apresentado, auxiliando o Poder Judiciário.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ronaldo Alves de. Curso de direito do consumidor. Barueri: Manole,2006.

AZEVEDO, André Gomma (org.). Manual de mediação judicial. Brasília: Ministérioda Justiça, 2009.

BONATTO, Cláudio; MORAIS, Paulo Valério Dal Pai. Questões controvertidas noCódigo de Defesa do Consumidor: principiologia, conceitos, contratos. 3. ed. PortoAlegre: Livraria do Advogado, 2001.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. 6. ed. rev., ampl. eatual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

______ Projeto de Lei do Senado n. 282, de 02 de agosto de 2012. Altera a Leino 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor) para aperfeiçoar a disciplina das ações coletivas e fortalecer os PROCONS e órgãospúblicos do sistema nacional de defesa do consumidor. Diário do Senado Federal, no 114, 03 de agosto de 2012, p. 39040-39048.

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à Lei no 9.307/96. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CAVALIEIRI FILHO, Sergio. Programa de direito do consumidor. São Paulo: Atlas, 2008.

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pelegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Malheiros, 2010.

FILOMENO, José Geraldo Brito. Curso fundamental de direito do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FINKELSTEIN, Maria Eugênia Reis; SACCO NETO, Fernando. Manual de direito do consumidor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

FREGAPANI, Guilherme Silva Barbosa. Formas alternativas de solução de conflitose a lei dos juizados especiais cíveis. Revista de Informação Legislativa, v. 34, no 133, p. 99-107, jan./mar. 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281