CUIDADORES E OS DESAFIOS EM MANTER A SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Bruna Lorrani Silva de MELO, Thamires Reis de SOUSA, Eliana dos Santos ANDRADE, Adolfo da SILVA MELO

Resumo


Introdução: O Transtorno do Espectro do Autista (TEA) é um distúrbio de
desenvolvimento neurológico. As pessoas com TEA necessitam de cuidados e atenção redobrada pela pouca cooperação nas tarefas e alterações de coordenação motora. Na maioria das vezes, a higiene oral desse paciente é responsabilidade dos cuidadores. Fica a cargo do Cirurgião-Dentista a função de informá-los e conduzi-los sobre os cuidados bucais desses pacientes. Objetivo: Este estudo teve por objetivo conhecer as dificuldades que os cuidadores apresentam no cuidado da higiene oral de pessoas autistas e a confecção de um Manual referente às práticas de Saúde Bucal visando esclarecê-las. Materiais e Métodos: O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa com aplicação de um questionário online enviado para os participantes, além da elaboração de um Manual de Saúde Bucal para os cuidadores de pessoas com TEA. Resultados: Por meio das análises, foi possível constatar a grande dificuldade dos cuidadores na realização da higiene oral dos autistas e em encontrar profissionais especializados. Além disso, há ausência de orientação em saúde bucal, e como complicante as pessoas com TEA possuem uma alimentação altamente cariogênica. Conclusão: Orientar os cuidadores de pessoas com TEA quanto aos cuidados bucais dos autistas, dietas e hábitos, deve ser uma prioridade para os Cirurgiões-Dentistas, a fim de conscientizar sobre o bem estar desse público. Espera-se que o Manual de Saúde Bucal desenvolvido possa auxiliá-los a manter uma saúde oral adequada de tais indivíduos.

 

Palavras-chave: Comportamento. Saúde bucal. Autismo. Odontologia.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Araújo LB. Transtorno do espectro do autista. Manual de Orientação. DPCD. 2019; 1(5): 1-24.

Oliveira KG, Sertié AL. Transtorno do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Einstein. 2017; 15(2): 233-8.

Orellana LM, Silvestre FJ, Martínez-Sanchis S, Martínez-Mihi V, Bautista D. Oral manifestations in a group of adults with autism spectrum disorder. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2012; 17:(3). 15-9.

Santos CMD. Manejo de pacientes com transtorno do espectro autista em odontologia. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Salvador: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; 2019.

Amaral LD, Carvalho TF, Bezerra ACB. Atenção bioética à vulnerabilidade dos autistas: A odontologia na estratégia da saúde da família. Rev. Latinoam. Bioet. 2016; 1(1): 220-33.

Fávero MAB, Santos MA. Autismo infantil e estresse familiar: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: reflexão e crítica. 2005; 18 (3): 358-69.

Corrêa MCCB, Queiroz SS. A família é o melhor recurso da criança: análise das trocas sociais entre mães e crianças com transtorno do espectro do autismo. Ciências & Cognição. 2017; 22(1): 41-62.

Fadda GM, Cury VE. A Experiência de Mães e Pais no

Relacionamento com o Filho Diagnosticado com Autismo. Psicologia: teoria e pesquisa. 2019; 35(35): 2-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281