A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO REQUISITO DA CONFISSÃO NO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL

Athirson Ribeiro COSTA, Priscila Francisco da SILVA

Resumo


A presente pesquisa de conclusão de curso tem por objetivo analisar a (in)constitucionalidade das confissões para celebração do acordo de não persecução penal em processo penal, instituto previsto no artigo 28-A do Código Penal. Primeiramente, é feita uma análise de como a justiça consensual se manifesta nos ordenamentos jurídicos estrangeiros e nacionais. A seguir, discute-se o Acordo de Não Persecução Penal, destacando seus requisitos, condições e procedimento. Além disso, alguns desvios na doutrina da admissão como requisito para a concessão do benefício são identificados ao longo do trabalho. A pesquisa traz como objetivos analisar a constitucionalidade da exigência da confissão à luz de princípios constitucionais e processuais penais, Por fim, procede-se à análise das violações constitucionais das confissões para formalizar o acordo de não persecução penal, especialmente no que se refere aos princípios da presunção de inocência, ampla defesa e contraditório, ao final da presente pesquisa verificou-se que a condição de confissão para a celebração do acordo viola os princípios do devido processo legal e da presunção de inocência, assim se tornando passível de inconstitucional.

Palavras-chave: Acordo de Não Persecução Penal. (In)Constitucionalidade da Confissão. Princípio da Presunção de Inocência. Valor Probatório da Confissão.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Processo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

BITTENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. v. 1.

BIZOTTO, Alexandre; SILVA, Denival Francisco da. Acordo de não persecução penal. São Paulo: Dialética, 2020.

BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Resolução nº 181, de 7 de agosto de 2017. Dispõe sobre instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal a cargo do Ministério Público. Brasília, DF, 7 ago. 2017. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/

portal/atos-e-normas-busca/norma/5277. Acesso em: 15 jan. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 fev. 2023.

CABRAL. Rodrigo Leite Ferreira. Projeto de Lei Anticrime. Salvador: Editora Juspodivm, 2019.

LOVATTO, Aline Correa; LOVATTO, Daniel Correa. Confissão como (des)acordo de não persecução penal. Revista da Defensoria Pública, Porto Alegre, v. 26, n. 11, p. 65-84, jan. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281